Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Derrota da AD nas Europeias? "Não tem nada a ver com Bugalho"

A antiga deputada do CDS-PP Cecília Meireles considerou que o ex-comentador Sebastião Bugalho "foi, de facto, um candidato fora da caixa". 

Derrota da AD nas Europeias? "Não tem nada a ver com Bugalho"
Notícias ao Minuto

22:26 - 10/06/24 por Notícias ao Minuto

Política Cecília Meireles

A antiga deputada do CDS-PP Cecília Meireles considerou, esta segunda-feira, que a derrota da AD nas eleições Europeias "não tem nada a ver com Bugalho" e que o ex-comentador político "foi, de facto, um candidato fora da caixa"

"Ele [Sebastião Bugalho] gosta de política e não só de comentário político. Pode ser o início  de uma nova vida. É atípico começar-se pelo Parlamento Europeu, normalmente começa-se pelo Parlamento Nacional", afirmou Cecília Meireles, reconhecendo, no entanto, que "não há receitas". 

No espaço de comentário político Linhas Vermelhas, na SIC Notícias, a centrista realçou que "há um vencedor da noite - que é o PS". Ainda assim, a ex-deputada rejeita uma leitura política dos resultados. "O PS e a AD estavam muito próximos e continuam muito próximos", afirmou.

Ainda assim, Cecília Meireles reconheceu que o resultado da AD ficou aquém das expectativas. "O que era desejável era ganhar, não sendo fica aquém", disse.

Os resultados indicaram ainda uma "subida muito expressiva da IL e uma descida muito expressiva do Chega", considerou, que realçou ainda uma "erosão muito acelerada" do PAN. 

Recorde-se que o PS foi o vencedor das Europeias com 32,1% dos votos, enquanto a AD recolheu 32,1% dos votos do eleitorado. Em terceiro lugar ficou o Chega, com 9,7% e em quarto a IL, com 9,04% da votação. Seguiu-se o Bloco de Esquerda (4,24%) e o PCP (4,12%).

No total, o PS elegeu oito deputados, a AD sete, o Chega e a IL dois mandatos cada e o BE e o PCP elegeram ainda um mandato cada um. 

Leia Também: Após as Europeias, o que dizem analistas? País é "claramente pró-europeu"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório