"Não era o resultado que nós queríamos", diz Pedro Pinto

O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, admitiu hoje que o partido não obteve o resultado pretendido nas eleições europeias, sublinhando que, apesar disso, passa a estar representado em todos os parlamentos.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
09/06/2024 20:28 ‧ 09/06/2024 por Lusa

Política

Europeias

Numa curta declaração aos jornalistas no hotel que o partido escolheu para acompanhar a noite eleitoral das eleições para o Parlamento Europeu, o deputado salientou que "o Chega está a partir de hoje em todos os parlamentos onde é possível".

"Estamos também no Parlamento Europeu, que era aquilo que faltava, estamos na Assembleia da República, estamos nos parlamentos regionais da Madeira e dos Açores. Creio que isto é o fundamental, vai haver vozes do Chega em todos esses parlamentos", destacou.

As projeções dos canais televisivos indicam que o Chega poderá eleger entre um e três eurodeputados e o líder parlamentar admitiu que este não era o resultado esperado.

"As primeiras projeções dão um empate técnico entre PS e PSD, dão um empate também para o terceiro lugar, entre o Chega e a Iniciativa Liberal", referiu.

"Não era o resultado que nós queríamos", disse, indicando que o partido vai "aguardar com serenidade e com expectativa" a evolução dos resultados e da noite eleitoral.

Numa análise ao que está a acontecer no estrangeiro, Pedro Pinto defendeu também que a "Europa voltou à direita".

"Temos vitórias dos nossos parceiros europeus em diversos países, o caso por exemplo de França, da Áustria, e também grandes resultados em Itália e noutros países da União Europeia", disse.

O líder parlamentar do Chega antecipou que "certamente será uma noite boa para a Europa e para o Chega, que consegue entrar no Parlamento Europeu".

As sondagens divulgadas pelas televisões indicam que o Chega poderá eleger dois ou três eurodeputados.

No início da sua declaração, o líder parlamentar do Chega agradeceu "a todos os portugueses que se deslocaram às urnas" e também àqueles que "estiveram nas mesas de voto".

"Agradecer também a todos os militantes do Chega, a todos os dirigentes, que se empenharam nesta campanha eleitoral", acrescentou.

Quando foram conhecidas as projeções, às 20:00, não houve reações na sala que o Chega escolheu para a noite eleitoral uma vez que estavam apenas jornalistas.

Quando Pedro Pinto subiu ao palco para esta primeira reação alguns deputados entraram na sala, tendo saído logo depois.

[Notícias atualizada às 21h06]

Leia Também: AO MINUTO: Empate técnico entre PS e AD; 63,6% de abstenção em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas