Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Candidato dos Socialistas Europeus em comício do PS sábado no Porto

O candidato dos Socialistas Europeus a presidente da Comissão Europeia vai estar sábado na campanha do PS, anunciou Marta Temido, considerando que quando Von der Leyen "esteve melhor foi quando foi teve os socialistas a conduzirem-na".

Candidato dos Socialistas Europeus em comício do PS sábado no Porto
Notícias ao Minuto

20:25 - 30/05/24 por Lusa

Política Europeias

Com o líder do partido, Pedro Nuno Santos, ao seu lado, Marta Temido foi questionada pelos jornalistas durante uma ação de campanha em Évora sobre a notícia divulgada hoje pela Lusa que dava conta que a presidente da Comissão Europeia e candidata do Partido Popular Europeu a um segundo mandato estará em Portugal em 06 de junho para uma ação de campanha da AD.

"Nós vamos ter connosco o nosso candidato, Nicolas Schmit, no Porto, no sábado. Parece-nos que é a antecipação da resposta a essa visita e claramente o sublinhado de uma agenda que é uma agenda de direitos sociais", apontou a socialista.

Recordando que o atual comissário europeu do emprego e assuntos sociais e candidato dos Socialistas Europeus para presidir à Comissão Europeia já tinha estado em Lisboa com o PS no desfile dos 50 anos do 25 de Abril, Marta Temido antecipou que o evento de sábado será dedicado "às conquistas do compromisso social do Porto" e à "agenda do candidato e dos Socialistas Europeus".

"Não considero que fique nada em desvantagem. É evidente que nós conhecemos Ursula von der Leyen, mas também conhecemos as suas posições e sabemos que quando ela esteve melhor foi quando foi teve os socialistas a apoiarem-na e no fundo a conduzirem-na. Se calhar podemos ter uma conversa com ela", respondeu aos jornalistas.

Fonte do PS adiantou à Lusa que no mesmo evento do Porto estará também o secretário-geral do Partido Socialista Europeu, Giacomo Filibeck.

Já Pedro Nuno Santos apontou que "muito mais importante do que ter a presidente da Comissão Europeia" é saber-se "o que é que significa o PPE e os Socialistas Europeus".

"São duas visões diferentes da Europa, do estado social, de como é que nos devemos relacionar com os direitos dos outros, nomeadamente das mulheres, essa é uma diferença muito grande e ela não é esbatida pela presidente da Comissão Europeia, antes pelo contrário", enfatizou.

Para o líder do PS, Von der Leyen "representa a politica do PPE", recuperando a ideia de Marta Temido.

"Quando nós conseguimos reequilibrar, quando nós conseguimos melhores respostas por parte da União Europeia foi quando os socialistas se conseguiram impor e por isso é que é tão importante nós forçarmos a presença dos socialistas no PE. Têm uma visão muito mais humanista, da vida, da sociedade, muito diferente do partido da presidente da Comissão Europeia", concordou.

Sobre a presença do antigo primeiro-ministro e ex-líder do PS António Costa na campanha, Pedro Nuno Santos disse apenas que "a seu tempo saberão".

A presidente da Comissão Europeia e candidata do Partido Popular Europeu a um segundo mandato estará em Portugal a 06 de junho para uma ação de campanha da Aliança Democrática (AD), avançou hoje à Lusa fonte partidária europeia.

Fonte do Partido Popular Europeu (PPE) disse à Lusa que, após convite feito pela AD - a coligação eleitoral formada pelo PPD/PSD, CDS e PPM -, Von der Leyen estará numa ação de campanha no Porto no dia em que arranca na União Europeia a votação para as eleições europeias e três dias antes do sufrágio no país.

A visita surge após Ursula von der Leyen se ter deslocado em campanha a países como Grécia, Alemanha, Polónia, Croácia e Dinamarca.

Leia Também: Von der Leyen com a AD? "Não nos incomoda nada. Tem uma visão diferente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório