Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Il espera que partidos ao serviço dos interesses russos sejam penalizados

O candidato da Iniciativa Liberal às eleições europeias, João Cotrim de Figueiredo, afimou hoje esperar que os partidos que estejam ao serviço dos interesses russos no Parlamente Europeu sejam "devidamente penalizados".

Il espera que partidos ao serviço dos interesses russos sejam penalizados
Notícias ao Minuto

14:16 - 29/05/24 por Lusa

Política Europeias

"Espero que essas investigações conduzam rapidamente a conclusões para que se possa perceber e assacar responsabilidades e que aqueles que estão ao serviço dos interesses russos quer à extrema-direita, quer à extrema-esquerda do Parlamento Europeu sejam devidamente penalizados", afirmou hoje o candidato liberal aos jornalistas, no final de uma visita a um `stand´ automóvel em Gondomar, no distrito do Porto.

O primeiro da lista da IL reagia às buscas que estão a ser feitas nos gabinetes de um colaborador do Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo, no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de ingerência russa e corrupção.

"Eu temo, sobretudo, é que isto não seja apenas um caso isolado de tentativa de interferência, neste caso, interesses russos", referiu.

João Cotrim de Figueiredo manifestou-se "muito preocupado" por a Europa "só agora estar a acordar" para este tipo de ameaças e crises.

E acrescentou: "É muito importante que os europeus tenham consciência que os seus, o seu modo de vida e os seus valores estão a ser atacados às vezes por formas nada visíveis e nada evidentes".

O cabeça de lista da IL às eleições de 09 de junho considerou que os portugueses podem estar descansados porque, em Portugal, "há quem esteja atento a este fenómeno e há quem esteja preparado para combater sem trégua as pressões e interesses estrangeiros".

Segundo uma fonte próxima do caso, as buscas em curso visam um antigo assistente parlamentar do eurodeputado alemão Maximilian Krah, do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

De acordo com o Ministério Público belga, as buscas também decorriam na casa deste suspeito, Guillaume Pradoura, em Bruxelas.

Krah é atualmente assistente parlamentar do eurodeputado neerlandês Marcel de Graaff, membro do Fórum para a Democracia, um partido eurocético e conservador holandês.

Nas eleições europeias, que em Portugal se realizam a 09 de junho (com voto antecipado no dia 02), serão escolhidos 720 eurodeputados, 21 dos quais portugueses.

Concorrem às eleições em Portugal um total de 17 partidos e coligações: a AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.

Leia Também: Buscas no PE testam robustez da instituição, diz ministro da Defesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório