Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

PCP classifica de positiva auditoria aos licenciamentos da Defesa

O secretário-geral do PCP classificou hoje de positiva a decisão do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, de promover uma auditoria a todos os licenciamentos concedidos no ministério desde 2015.

PCP classifica de positiva auditoria aos licenciamentos da Defesa
Notícias ao Minuto

19:14 - 25/05/24 por Lusa

Política Europeias

"Tudo o que seja para clarificar, para tirar dúvidas e para não deixar coisas mal explicadas acho que é positivo", afirmou Paulo Raimundo aos jornalistas no decorrer de um desfile da CDU, no Porto, no qual se fez acompanhar pelo cabeça de lista às eleições europeias, João Oliveira.

Contudo, o comunista espera que esta decisão "não passe de mais um anúncio e de mais uma manobra".

"Vamos ver se não se fica pelo anúncio, espero que não", acrescentou.

O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje uma auditoria a todos os licenciamentos de atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares concedidos no ministério desde 2015, após ter detetado eventuais irregularidades neste processo.

"O ministro da Defesa Nacional irá solicitar uma auditoria, a efetuar pela Inspeção Geral da Defesa Nacional, destinada a averiguar o cumprimento da lei e a apurar todas as responsabilidades relativamente a todos os licenciamentos para as atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares concedidos no Ministério da Defesa Nacional desde o ano 2015", lê-se num comunicado hoje divulgado.

Em causa estão eventuais falhas no "duplo controlo" destes licenciamentos -- a cargo da Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional (DGRDN) e do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) -, detetadas numa "averiguação preliminar" efetuada pelo ministério agora tutelado por Nuno Melo.

Leia Também: Audição de Costa pelo MP abre "um caminho de clarificação da situação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório