Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 25º

Liberdade de expressão? Aguiar-Branco "esteve bem" e "não é um censor"

O socialista Álvaro Beleza defendeu que toda a polémica sobre a liberdade de expressão na Assembleia da República "alimenta o Chega". 

Liberdade de expressão? Aguiar-Branco "esteve bem" e "não é um censor"
Notícias ao Minuto

18:26 - 23/05/24 por Notícias ao Minuto

Política Álvaro Beleza

O socialista Álvaro Beleza considerou, na quarta-feira, que o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, "esteve bem" relativamente à polémica sobre a liberdade de expressão no Parlamento, depois de ter considerado que as afirmações do deputado André Ventura sobre os turcos faziam "parte do debate democrático". "O Presidente da Assembleia não é um censor", defendeu Álvaro Beleza. 

Num espaço de comentário na CNN Portugal, o socialista afirmou que Aguiar-Branco "tem poder para expulsar um deputado se ele form mal educado" e se "insultar um colega no Parlamento". Álvaro Beleza reiterou ainda que o Presidente da AR pode até "chamar a polícia em caso de agressão, que pode ser verbal", para expulsar um deputado do Parlamento. 

Ainda assim, o socialista defendeu que toda a polémica "alimenta o Chega". 

"Isto faz lembrar o que se passa em Portugal com o problema do futebol, andamos sempre, a seguir aos jogos, a discutir o árbitro. O árbitro é para agir pouco, o melhor árbitro é o que não se nota. O Presidente da Assembleia é parecido: o melhor é o que não se nota", afirmou. 

Álvaro Beleza salientou que é "suspeito" porque é amigo de Aguiar-Branco, mas reiterou "o bom desempenho" do Presidente da AR. "A democracia liberal é a liberdade de expressão e nós não devemos condenar a opinião", reiterou. 

Leia Também: Santa Casa? "Governos deviam respeitar as pessoas" apesar do partido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório