Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

“Queremos apressar projeto para baixar os impostos sobre classe média"

Governo vai incluir a atualização automática dos escalões do IRS a partir de 2025 e na atualização do mínimo de existência, estudar a atualização da dedução específica em função do IAS e o alargamento da dedução dos encargos com juros de dívidas relativas a créditos à habitação.

“Queremos apressar projeto para baixar os impostos sobre classe média"
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/05/24 por Notícias ao Minuto

Política IRS

O líder parlamentar do PSD Hugo Soares fez esta manhã um ponto de situação das negociações entre a Aliança Democrática (AD) e o Partido Socialista (PS) sobre o IRS, frisando haver divergência entre os vários partidos sobre o modelo para a descida do imposto.

Contudo, diz, as bancadas do PSD e do CDS sempre tentaram chegar a um “consenso”.

“Logo na primeira discussão, o grupo parlamentar do PSD deu um passo de a consensualizar junto dos outros partidos, o que não foi feito pelo PS. Procurámos dialogar com todos os partidos com representação parlamentar. Essa abertura ocorreu na Comissão de Orçamento e Finanças”, sublinha, acrescentando: "é bom que se diga que o mesmo não aconteceu por parte dos demais grupos parlamentares. 

Hugo Soares acusou depois o PS de não ter feito “nada” para se aproximar das propostas da Aliança Democrática, dizendo ainda não querer "atrasar mais o processo". 

“Queremos apressar o projeto que temos para baixar os impostos sobre classe média.”, prossegue, dizendo que houve uma aproximação em relação às propostas do PS e do Chega nos escalões mais baixos.

Assim, revela que o Governo vai incluir a atualização automática dos escalões do IRS a partir de 2025 e na atualização do mínimo de existência, estudar a atualização da dedução específica em função do IAS e o alargamento da dedução dos encargos com juros de dívidas relativas a créditos à habitação.

Leia Também: PS considera "lamentável" a posição do PSD e CDS-PP face à redução do IRS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório