Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mesquita Machado acusado de esconder milhões em Braga

A auditoria à gestão de Mesquita Machado, que ocupou o lugar de autarca na Câmara de Braga revelou um passivo de 252 milhões de euros, em que 113 milhões não estavam discriminados. No entanto o socialista garante que são falsas acusações e que chegou mesmo a reduzir a dívida da autarquia, avança o Jornal de Notícias.

Mesquita Machado acusado de esconder milhões em Braga
Notícias ao Minuto

07:55 - 30/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Câmaras

O relatório apresentado pela Câmara de Braga, liderada pelo social-democrata, Ricardo Rio, aponta irregularidades à gestão do seu antecessor, Mesquita Machado. Esta auditoria surgiu na promessa eleitoral de que a Price Water-House Coopers iria investigar as contas do ex-autarca Mesquita Machado, noticia o Jornal de Notícias.

O buraco financeiro que não se encontrava discriminado no início da auditoria, avaliado em 113 milhões, este é um dos pontos mais apontados por Ricardo Rio e parte deste valor diz respeito a uma parceria público-privada entre a Câmara e a Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga (SGEB), em 2007, referente a várias obras de interesse municipal.

Ao que tudo indica, a Câmara de Braga terá de pagar 103 milhões de euros até 2036, só desta parceria, mas os equipamentos estão avaliados em mais de 50 milhões. Ricardo Rio garante que é necessário “analisar” a cooperação com a SGEB e “evitar que se construam mais equipamentos”. Mas existem ainda dez milhões de euros em irregularidades nos pagamentos a clubes desportivos, juntas de freguesia e empreitadas.

Este é um caso que vai chegar ao Ministério Público, por Ricardo Rio considerar que “é um cenário negro” e por exigir “um pedido de desculpas” do anterior executivo.

No entanto, o ex-autarca Mesquita Machado afirmou que, “tudo era transparente” durante a sua gestão e que esta auditoria revela valores “absolutamente falsos”, explicando que “o passivo real da Câmara era de 59 milhões e 358 mil euros referentes a empréstimos, mais nove milhões e 800 mil euros de acordo de dívida com a Caixa Geral de Depósitos” e que a autarquia reduziu a dívida nos últimos anos.

“Já chega de fotografias e espetáculos, Braga precisa de ação”, comentou Mesquita Machado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório