Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 29º

IL/Açores apresenta projeto de resolução para alterar cor dos táxis

O deputado da Iniciativa Liberal (IL) no parlamento dos Açores entregou hoje um projeto de resolução para alterar a regulamentação regional em vigor "no que concerne ao licenciamento da atividade de táxis com distintivo e cor padrão".

IL/Açores apresenta projeto de resolução para alterar cor dos táxis
Notícias ao Minuto

14:07 - 24/04/24 por Lusa

Política Açores

Segundo um comunicado do partido, a iniciativa apresentada pelo deputado Nuno Barata visa corresponder "a uma solicitação antiga dos taxistas da região", no que diz respeito à alteração das características dos veículos de táxi, nomeadamente a sua cor, para os "diferenciar dos demais veículos automóveis, tal como acontece em território nacional".

No projeto de resolução, o parlamentar da IL/Açores recomenda ao Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM que proceda a uma alteração da regulamentação regional em vigor "no que concerne ao licenciamento da atividade de táxis com distintivo e cor padrão".

A proposta surge "pelo facto de o licenciamento da atividade de taxista nos Açores ser decorrente de legislação nacional (...) aplicada por portarias do Governo Regional (...) que estão em vigor desde o final do século passado".

"É vontade dos agentes deste setor de atividade na região, alterar as características dos veículos, nomeadamente a cor (...), tal como acontece em território nacional, mas esta pretensão não tem vindo a ser acolhida pelas entidades governamentais competentes", refere Nuno Barata citado na nota.

No projeto de resolução, o deputado da IL/Açores recomenda ao executivo que altere a portaria "que define as cores dos veículos licenciados no regime de aluguer com condutor".

Para o partido, os táxis "devem ter a parte superior do veículo de cor verde-mar (...) e a parte inferior de cor preta".

Segundo o texto da proposta, "a mudança de cor é apenas aplicável aos novos veículos a afetar à atividade de transporte em táxi" e, até 31 de dezembro de 2032, todos os veículos "deverão satisfazer a totalidade das disposições em termos de mudança de cor".

A recomendação "resulta de reuniões mantidas entre Nuno Barata e as entidades representativas da classe dos taxistas nos Açores, cabendo agora aos deputados regionais analisar e deliberar sobre esta iniciativa legislativa apresentada pela IL/Açores".

Leia Também: Revelado: Chamar o Robotaxi da Tesla vai ser assim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório