Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Bugalho é "pouco" e Mayan sem competências para liderar a IL

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias de junho, João Cotrim Figueiredo, afirmou que o partido quer "fazer uma campanha otimista" e "alegre".

Bugalho é "pouco" e Mayan sem competências para liderar a IL

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias de junho, João Cotrim Figueiredo, considerou, esta segunda-feira, que o nome de Sebastião Bugalho como cabeça de lista da AD surpreendeu "todos", mas que o único argumento do primeiro-ministro, Luís Montenegro, para justificar a escolha foi o facto "de ser conhecido". "Acho pouco", referiu.

Em entrevista à SIC Notícias, Cotrim Figueiredo considerou que "passar de jornalista para comentador ou de comentador para político pode ter alguns problemas éticos", mas garantiu que vai "esperar para ver qual é o pensamento europeu de Sebastião Bugalho".

Sobre o facto de Rui Moreira não ser a escolha de Luís Montenegro para encabeçar a lista às europeias pela AD, o ex-líder da IL garantiu que conhece o presidente da Câmara do Porto e que nunca lhe "pareceu que fosse um sonho de vida". "Esperei até esta fase para confirmar o nome de Rui Moreira", referiu. 
Sobre a escolha da AD ter sido uma surpresa, Cotrim Figueiredo respondeu: "Acho que foi para todos, até para os colegas de trabalho de Sebastião Bugalho".

Relativamente às eleições europeias, João Cotrim Figueiredo garantiu que a IL quer "fazer uma campanha otimista" e "alegre". Apesar de a Europa ter "problemas sérios", Cotrim Figueiredo considerou que "os portugueses gostam muito da União Europeia". 

IL? "Tem estado a comandar a agenda política todos os dias"

Cotrim Figueiredo considerou que a Iniciativa Liberal "tem estado a comandar a agenda política todos os dias" e que "Rui Rocha mostra as suas capacidades políticas e é reconhecido por elas". 

Sobre a sua renúncia à liderança do partido, Cotrim Figueiredo assumiu que não é "bruxo" e que não previu que o Governo iria cair. Ainda assim, admitiu que se soubesse "provavelmente" teria "alterado a decisão". 

Tiago Mayan não tem competências para liderar a Iniciativa Liberal

Questionado sobre o facto de Tiago Mayan Gonçalves ser apontado como futuro líder da Iniciativa Liberal, Cotim Figueiredo garantiu que "não o apoiaria para dirigente do partido". 

Apesar de ter escolhido e apoiado Tiago Mayan Gonçalves nas eleições presidenciais em 2021, Cotrim Figueiredo garantiu que não lhe reconhece competências para liderar a Iniciativa Liberal. "Revia qualidades para ser candidato a Presidente da República, naquela altura, e hoje não vejo qualidades para ser líder partidário", afirmou. 

Ainda assim, Cotrim Figueiredo preferiu não especificar quais as qualidades que não reconhece a Tiago Mayan Gonçalves porque isso implicaria "uma avaliação pessoal" que não quer que seja tornada pública. 

Leia Também: IL aprova João Cotrim Figueiredo como cabeça de lista para Europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório