Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Candidatos da AD às europeias vão estar na Universidade Europa do PSD

A lista de candidatos da Aliança Democrática (AD), que será aprovada na segunda-feira em Conselho Nacional, vai ser formalmente apresentada no fim de semana seguinte, no encerramento da Universidade da Europa, na Curia (distrito de Aveiro).

Candidatos da AD às europeias vão estar na Universidade Europa do PSD
Notícias ao Minuto

17:08 - 18/04/24 por Lusa

Política AD

De acordo com uma nota enviada à Lusa, a 13.ª edição da Universidade Europa vai decorrer entre 26 e 28 de abril e será encerrada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

No encerramento, será também formalmente apresentada a lista de candidatos da Aliança Democrática (AD) às eleições para o Parlamento Europeu de 09 de junho.

Além de Luís Montenegro, participarão vários membros do Governo como os antigos eurodeputados Paulo Rangel, atual ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Nuno Melo, presidente do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, José Manuel Fernandes, ministro da Agriculturas e Pescas, e Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, Maria.

A iniciativa de formação inclui ainda, como oradores, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, o antigo deputado coordenador do PSD na Comissão dos Assuntos Europeus, Duarte Marques, e a eurodeputada Lídia Pereira, Presidente do YEPP (juventude do PPE) e recentemente eleita vice-presidente do Grupo Parlamentar do PPE e chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu.

De acordo com a mesma nota, a Universidade Europa terá dois convidados externos: a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que enviará uma mensagem vídeo, e o vice-presidente do PPE, antigo eurodeputado do PP e atual deputado do Congresso dos Deputados de Espanha, Estebán Gonzalez Pons.

Os secretários-gerais do PSD, Hugo Soares, e do CDS-PP, Pedro Morais Soares, e os líderes das juventudes partidárias, Alexandre Poço (JSD) e Francisco Camacho (JP) serão os primeiros oradores do evento, na sexta-feira, após a abertura pelo diretor da Universidade da Europa e coordenador da Academia de Formação do PSD, o eurodeputado Carlos Coelho.

Na nota, Carlos Coelho destaca "importância de aumentar o conhecimento sobre as políticas e as instituições europeias, não apenas pela relevância acrescida que estas têm para resolver os problemas dos portugueses, mas também na perspetiva da proximidade das eleições europeias e do combate à abstenção".

A Universidade Europa é uma iniciativa de formação política dirigida aos jovens sobre temas europeus organizada pelo PSD, desde 2008, e na 13.ª edição o programa incluirá temas como ambiente, defesa, futuro da Europa ou o financiamento e funcionamento da UE, entre outros.

Esta edição será organizada em colaboração com a Juventude Social Democrata (JSD) e a Juventude Popular (JP) e decorre, como habitualmente, na Curia (distrito de Abeiro).

A Universidade Europa é, a par da Universidade de Verão, que decorre no final de agosto em Castelo de Vide (Portalegre) uma das duas iniciativas anuais do PSD centradas na formação política de jovens.

O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se na segunda-feira à noite para votar a proposta de lista de candidatura ao Parlamento Europeu, que lhe será apresentada pela Comissão Política Nacional, de acordo com os estatutos do partido.

Em janeiro, PSD, CDS-PP e PPM assinaram um acordo de coligação para as legislativas de 10 de março e as eleições europeias de 09 de junho "com o propósito de oferecer a Portugal a mudança política necessária e um Governo ambicioso, reformista, moderado estável e maioritário".

Leia Também: PSD vai abster-se nas propostas de BE e PAN para inquérito sobre GMG

Recomendados para si

;
Campo obrigatório