Meteorologia

  • 27 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

"Nunca falámos em choque fiscal". Governo menoriza aceso debate sobre IRS

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, falou no debate em nome do Executivo. O PS acusou o do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, de se furtar a "dar explicações ao Parlamento e aos portugueses".

"Nunca falámos em choque fiscal". Governo menoriza aceso debate sobre IRS
Notícias ao Minuto

15:11 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Política Parlamento

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, foi o escolhido para intervir no debate em nome do Executivo. Pedro Duarte afirmou que "este debate é um embuste" que resulta de uma "tática de quem anunciou que o tempo das táticas tinha acabado".

"Prometemos um alívio fiscal com sentido de responsabilidade. Nunca falámos em choque fiscal porque respeitamos o equilíbrio orçamental", afirmou. O ministro recordou que o Governo prometeu "uma redução de IRS de 1.500 milhões de euros" e salientou que o Executivo não se enganou nem mentiu relativamente ao valor. "É cristalino. Não nos enganámos nem enganámos os portugueses", reiterou.

Já da parte da oposição, foram várias as críticas ao Governo e à ausência do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que viajou para Washington para participar numa reunião do Fundo Monetário Internacional.

“Ainda agora tomaram posse e já se furtam a dar explicações ao Parlamento e aos portugueses", apontou a deputada do PS Alexandra Reis que salientou ainda que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha anunciado na campanha eleitoral um "enorme alívio fiscal". "É grave mentir", reforçou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório