Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Pedro Nuno condena "violentos ataques desencadeados pelo Irão"

Socialista defende que é "fundamental que a comunidade internacional mobilize todos os meios diplomáticos para travar a escalada do conflito".

Pedro Nuno condena "violentos ataques desencadeados pelo Irão"
Notícias ao Minuto

12:28 - 14/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política PS

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, condenou, este domingo, os "violentos ataques desencadeados pelo Irão" contra Israel. 

"Os violentos ataques desencadeados pelo Irão na passada noite, dirigidos a inúmeros alvos em Israel, merecem uma condenação sem reservas", escreveu Pedro Nuno Santos, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter). 

O socialista defende ainda que é "fundamental que a comunidade internacional mobilize todos os meios diplomáticos para travar a escalada do conflito".

"A paz na região não se construirá através de escaladas desproporcionais dirigidas contra alvos civis, sendo fundamental que a comunidade internacional mobilize todos os meios diplomáticos para travar a escalada do conflito, de forma a poupar vidas inocentes e a garantir o não alastramento de hostilidades", acrescentou.

O ataque do Irão contra Israel, em que, segundo Telavive, foram utilizados mais de 300 'drones', mísseis balísticos e de cruzeiro, ocorreu duas semanas depois de um atentado bombista ao consulado iraniano em Damasco, no qual morreram vários membros da Guarda revolucionária iraniana, ataque que Teerão atribui a Israel.

Segundo o exército Israelita, dos cerca de 170 'drones' (aeronaves não tripuladas) que o Irão lançou antes da meia-noite, nenhum atingiu o território israelita e 25 dos cerca de 30 mísseis de cruzeiro e quase todos os "mais de 120" mísseis balísticos também foram intercetados.

Perante a "situação atual e possíveis desenvolvimentos" na região, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu convocar uma reunião, para terça-feira às 18h00, do Conselho Superior de Defesa Nacional.

O Governo português, através do primeiro-ministro, Luís Montenegro, já condenou o ataque do Irão a Israel, apelando à contenção nas hostilidades para "evitar uma escalada de violência".

"O Governo português condena veementemente o ataque do Irão a Israel. Apela à contenção, em ordem a evitar uma escalada da violência", lê-se numa mensagem publicada esta noite por Luís Montenegro na rede social X.

Leia Também: Israel? "Tudo" pronto para eventual evacuação. Portugueses saem do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório