A CDU divulgou hoje os seus 12 primeiros candidatos às eleições europeias, depois de, em dezembro, já ter anunciado que o ex-líder parlamentar do PCP João Oliveira seria o cabeça de lista.
Como número dois, a CDU volta a apostar na atual eurodeputada Sandra Pereira, que já tinha ocupado a mesma posição em 2019, quando João Ferreira era cabeça de lista, tendo conseguido ser eleita.
De acordo com uma nota biográfica divulgada pela coligação, Sandra Pereira é linguista, foi presidente da direção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica e é membro do setor intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP.
Em terceiro lugar da lista, a coligação opta por João Pimenta Lopes, atual eurodeputado que substituiu João Ferreira no Parlamento Europeu em 2021. A CDU indica que João Pimenta Lopes é biólogo, membro do Comité Central do PCP e pertenceu à direção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica.
Já em quarto lugar, a CDU escolheu Mariana Silva, membro da comissão executiva do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) e que, nas últimas legislativas, foi a também a "número quatro" da lista da coligação pelo círculo eleitoral de Lisboa.
De acordo com a nota biográfica, Mariana Silva é professora e artesã, foi eleita na assembleia municipal de Guimarães e foi deputada do PEV na XIV Legislatura (2019-2022).
Completam a lista os candidatos Joel Moriano, Isabel Cristina, Francisco Calheiros, Inês Guerreiro e Gisela Matias. Em décimo lugar surge o historiador Manuel Loff, que assumiu as funções de deputado no final da última sessão legislativa em substituição de Diana Ferreira, seguido Ana Margarida de Carvalho e de João Geraldes.
Nas últimas eleições europeias, em 2019, a CDU ficou em quarto lugar, com 6,88% dos votos, elegendo dois eurodeputados: João Ferreira e Sandra Pereira.
Leia Também: Dois empresários russos ganham caso judicial contra a UE