Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

PS rejeita querer "forçar um entendimento entre o PSD e o Chega"

A deputada socialista Alexandra Leitão disse que "quem tem de garantir a governabilidade é a coligação que formou Governo" e que o PS vai "ser fiel" ao programa eleitoral que apresentou.

PS rejeita querer "forçar um entendimento entre o PSD e o Chega"
Notícias ao Minuto

10:34 - 08/04/24 por Notícias ao Minuto

Política Alexandra Leitão

A deputada do Partido Socialista (PS) Alexandra Leitão disse, no domingo, que "quem tem de garantir a governabilidade é a coligação que formou Governo" e rejeitou a ideia de que o PS tenha como estratégia "forçar um entendimento entre o PSD e o Chega".

Num espaço de comentário na CNN Portugal, a próxima líder parlamentar do PS salientou que é necessário questionar "ao partido mais votado e ao primeiro-ministro, já empossado, como é que pretende garantir a governabilidade". 

Alexandra Leitão lembrou ainda o longo silêncio do primeiro-ministro, Luís Montenegro, após as eleições legislativas de 10 de março. "Nós tivemos um longo silêncio do primeiro-ministro indigitado desde as eleições e a tomada de posse. Silêncio esse de mais de 19 dias, quebrado por um discurso e novamente silencio", afirmou. 

A deputada socialista lembrou as palavras de Luís Montenegro na tomada de posse e acusou o primeiro-ministro de dar indicações nesse "um bocado contrárias às garantias de garantir estabilidade". "Aquilo que pareceu resultar do discurso foi o 'Partido Socialista se quiser ser responsável tem de viabilizar o nosso' (deles) programa", disse.

Confessou não ter ainda percebido "estratégia do primeiro-ministro para assegurar a governabilidade" já que "tão depressa há um apelo ao diálogo, como a seguir há um conjunto de expressões até um bocadinho infelizes como deixem-nos trabalhar, forças de bloqueio". 

A socialista deixou ainda a garantia de que o PS vai "ser fiel" ao seu programa eleitoral que "teve uma votação tangencialmente igual à da AD". 

Leia Também: Pedro Nuno Santos vai propor Alexandra Leitão para líder da bancada do PS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório