Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

BE/Porto propõe estudo para internalização do serviço de cantinas

O Bloco de Esquerda quer que a Câmara do Porto avance com a elaboração de um estudo tendo em vista a internalização do serviço de cantinas do município e disponibilize os relatórios sobre o serviço atualmente prestado.

BE/Porto propõe estudo para internalização do serviço de cantinas
Notícias ao Minuto

17:13 - 05/04/24 por Lusa

Política Porto

"A internalização deste serviço permitiria ao município utilizar os circuitos de produção e distribuição locais, fortalecendo a economia local, com óbvios benefícios ambientais e garantindo a melhor qualidade dos produtos usados nas refeições", defende o vereador do BE, Sérgio Aires, na proposta a que a Lusa teve hoje acesso.

No documento, que será discutido segunda-feira na reunião pública do executivo, Sérgio Aires afirma que este serviço "é uma necessidade permanente" e que está a ser "suprida por soluções temporárias".

"Têm sido feitos consecutivos contratos de aquisição de serviços de cantina indicando o município que não possui recursos internos, necessários e suficientes para satisfazer esta necessidade", refere o vereador, acrescentando que o município já possui instalações e equipamentos para garantir a prestação deste serviço.

Defendendo que os trabalhadores das cantinas do Porto "estão há anos a trabalhar no mesmo local" e que a maioria "têm vínculos precários", o BE quer que a autarquia elabore um estudo de custos e benefícios tendo em vista a "possível internalização" deste serviço.

O BE quer também que o município disponibilize os relatórios e as avaliações sobre o serviço atualmente prestado, e que garanta o cumprimento dos cadernos de encargos, bem como dos direitos dos trabalhadores nos contratos em vigor ou a realizar.

"Apesar da melhoria do caderno de encargos em relação a outros concursos para o setor, continua a haver relatos de incumprimentos dos parâmetros ali definidos, dos direitos dos trabalhadores contratados e nos relatórios são referidos ainda incumprimentos relativos a normas de higiene e segurança alimentar", destaca Sérgio Aires.

A aquisição de serviços de cantinas escolares será um dos temas em discussão na reunião do executivo.

Leia Também: "Quando os portões da ajuda se fecham, as portas da fome abrem-se"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório