Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 29º

Montenegro e Costa chegam ao Palácio da Ajuda com um minuto de diferença

O novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, chegou hoje ao Palácio da Ajuda, Lisboa, para a cerimónia de posse do seu Governo um minuto antes do antecessor, António Costa, no Palácio da Ajuda.

Montenegro e Costa chegam ao Palácio da Ajuda com um minuto de diferença
Notícias ao Minuto

18:31 - 02/04/24 por Lusa

Política Governo

Eram 17h38 quando Luís Montenegro chegou ao Palácio da Ajuda, rodeado de familiares, escolhendo para a gravata o mesmo tom da roupa da mulher, azul claro. E entrou de mão dada com a mulher, Carla Montenegro.

"Boa tarde a todos, bom trabalho", disse apenas, e sem parar, enquanto se dirigia para a porta por onde entraram as principais figuras do Estado.

Um minuto depois, surgiu sozinho António Costa, que deixou hoje o cargo de primeiro-ministro. Azul foi também a escolha do socialista, num tom mais escuro.

Costa cumprimentou os jornalistas dizendo, sorridente, "boa tarde".

De gravata verde e às 17:48, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao Palácio da Ajuda, em Lisboa, e cumprimentou os jornalistas antes de entrar para dar posse ao XXIV Governo Constitucional.

Ao contrário da grande maioria de personalidades que chegaram em carro do Estado ou particular, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, deslocou-se de táxi até à posse, sentado no lugar da frente.

"É um grande privilégio servir Portugal e, naturalmente, numa altura de tanta incerteza, é também uma grande responsabilidade", disse Rangel aos jornalistas, confirmando também que na quarta-feira irá participar, em Bruxelas, numa reunião no âmbito dos 75 anos da NATO.

À esquerda, não está presente na cerimónia nenhum dos quatro líderes partidários com representação parlamentar, estando ausentes BE e PCP, enquanto o PS se fez representar pela dirigente e deputada Alexandra Leitão e o Livre pela líder parlamentar, Isabel Mendes Lopes.

À direita, estão presentes os quatro presidentes: Luís Montenegro (PSD), Nuno Melo (CDS-PP), André Ventura (Chega) e Rui Rocha (IL). 

Leia Também: Marcelo deu posse a Montenegro e ministros do XXIV Governo Constitucional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório