Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Santana dá pontapé de saída na corrida a Belém

Santana Lopes afirmou que vai estar na corrida às presidenciais contra Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio e Durão Barroso, caso também estes decidam avançar também com uma candidatura a Belém. O provedor da Santa Casa, em comentário na CMTV, fez duras críticas aos candidatos à presidência, conta hoje o jornal i.

Santana dá pontapé de saída na corrida a Belém
Notícias ao Minuto

07:45 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Pedro Santana Lopes já se antecipou a Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio, que são vistos no PSD como potenciais candidatos às presidenciais de 2016, e garantiu que deu “o pontapé de saída na corrida presidencial”, noticia o jornal i citando declarações proferidas pelo provedor da Santa Casa na antena da CMTV.

O ex-primeiro-ministro destacam quais as razões que fazem dele um bom candidato a Belém e por que é que Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio e Durão Barroso, não têm perfil para o cargo.

A possibilidade de Santana chegar a Belém é forte, depois de Marques Mendes ter revelado que seria a primeira opção de Passos Coelho.

“Eu já estive anos na Cultura, estive anos no Desporto, no poder local, fui primeiro-ministro, fui deputado europeu. Conheço as várias áreas. E, portanto, acho que não estou excluído e de fora ninguém me põe”, disse Santana.

Marcelo Rebelo de Sousa é o favorito, de acordo com as sondagens, apesar de estarmos a um ano e seis meses das presidênciais, mas este foi bastante criticado pelo ex-ministro. “Irrequieto politicamente”, apesar de ser “um bom professor e um grande analista”, é assim que Santana Lopes caracteriza Marcelo.

Relativamente a Durão Barroso, as palavras continuam fortes. “Os portugueses não lhe perdoam a maneira como ele saiu”, disse o provedor da Santa Casa, referindo-se à altura em que Barroso abandonou o Governo para ser presidente da Comissão Europeia.

Já o candidato Rui Rio, apontado por alguns deputados do CDS como melhor candidato, para Santana “é uma pessoa dura, bom gestor, o perfil dele não é tanto o de um chefe de Estado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório