Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Passos criou ONG financiada por empresa que veio a administrar

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho foi o mentor de uma Organização Não Governamental (ONG) concebida para obter financiamentos destinados a projectos de cooperação do interesse da empresa Tecnoforma, para a qual veio a trabalhar posteriormente, denuncia o jornal Público.

Passos criou ONG financiada por empresa que veio a administrar
Notícias ao Minuto

08:29 - 03/12/12 por Notícias ao Minuto

Política Tecnoforma

A organização, intitulada Centro Português para a Cooperação (CPPC) foi criada em 1996 com o intuito de beneficiar a empresa Tecnoforma e teve no actual líder do Executivo, que na altura era deputado a tempo inteiro, o seu principal impulsionador. Por sinal, em 2002, Passos Coelho tornou-se consultor dessa mesma empresa e em 2006 subiu mais uns degraus na hierarquia, até ao cargo de administrador.

Entre os seus membros desta ONG figuravam também outras figuras destacadas do PSD como Marques Mendes, Ângelo Correia, Vasco Rato, Júlio Castro Caldas.

Ao mesmo tempo, a passagem do primeiro-ministro pela instituição não consta dos seus currículos, nem tampouco do seu registo de interesses na Assembleia da República.

Refira-se, neste contexto, que a lei obriga os deputados, como era o caso à data, a inscreverem nesse registo todos os cargos sociais que desempenhem, sendo que, quando os cargos são ocupados depois do início da legislatura, como aconteceu com Passos Coelho (a legislatura começou em 1995), este deveria ter juntado aditamento à declaração inicial, o que não sucedeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório