Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governo quer "dialogar com todos", em "especial com o PS"

Sobre a eleição do presidente da Assembleia Nacional, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, garantiu que o partido consegue "encontrar soluções”.

Governo quer "dialogar com todos", em "especial com o PS"
Notícias ao Minuto

23:30 - 29/03/24 por Joana Duarte

Política Hugo Soares

O secretário-geral do Partido Social Democrata (PSD), Hugo Soares, disse, esta sexta-feira, que o Governo quer "dialogar com todos os partidos" e "em especial com o Partido Socialista". Sobre a eleição do presidente da Assembleia da República, Hugo Soares não tem dúvidas. “O que se demonstrou esta semana é que conseguimos encontrar soluções”, salientou.

Em entrevista à CNN Portugal, Hugo Soares referiu que "o Governo tem a competência e a responsabilidade de dialogar com todas as forças partidárias, em especial, com o Partido Socialista".

Questionado sobre uma eventual dissolução do Parlamento, no caso de os Orçamentos de Estado virem a ser chumbados, Hugo Soares respondeu que "é tão cedo" para falar disso.

"Se o Orçamento de Estado for um Orçamento de Estado que resolve os problemas das pessoas, eu creio que ser líder da oposição, como o doutor Pedro Nuno Santos é, e como o Partido Socialista é o partido maior da oposição, isso não significa ter que ser contra apenas porque se é oposição", justificou.

Hugo Soares lembrou ainda que o "último Governo era de maioria absoluta" e "de estabilidade total", mas não "resolveu o problema das pessoas". 

Sobre a composição do Governo de Luís Montenegro, divulgada na quinta-feira, Hugo Soares garantiu que é um "elenco governativo muito forte, com grande capacidade política e com grande capacidade também de recrutamento na sociedade civil, onde se junta uma experiência muito grande do ponto de vista europeu, que é muito importante para os desafios que aí vêm e com ministros que são competentes nas suas áreas". 

Hugo Soares sublinhou ainda a criação da pasta da Juventude e da Modernização, uma "novidade" que garantiu ser uma "prioridade política".

Questionado sobre a possibilidade de vir a ocupar um lugar no Governo, Hugo Soares lembrou que já está anunciado que será "candidato à liderança do grupo parlamentar".

"É a esse objetivo que me proponho, assim tenha a confiança dos meus colegas deputados e é o lugar que ocuparei na próxima semana", reiterou Hugo Soares, que assumiu que não tem "qualquer tipo de pena" de não fazer parte do Executivo. 

Leia Também: PSD nota Executivo com "experiência política" e "preocupação" com jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório