Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

IL aponta "aliança entre Chega e PS" no chumbo de Aguiar-Branco

O presidente da IL denunciou hoje uma "aliança entre Chega e PS" no chumbo da eleição de José Pedro Aguiar-Branco para presidente do parlamento, considerando que o partido de André Ventura "não é confiável" e "rói a corda".

IL aponta "aliança entre Chega e PS" no chumbo de Aguiar-Branco
Notícias ao Minuto

17:54 - 26/03/24 por Lusa

Política Iniciativa Liberal

"O primeiro ponto é que poucos minutos depois de começar esta legislatura tivemos a evidência de uma aliança entre o Chega e o PS, uma maioria entre o Chega e o PS", disse Rui Rocha aos jornalistas minutos depois de o deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco ter falhado a eleição para presidente da Assembleia da República.

Segundo o líder da IL, "o Chega não é um partido confiável e a qualquer momento rói a corda". Rocua acusou o partido de André Ventura de cumprir "aquilo que publicamente tinha dito há poucas horas".

"O PS e o Chega são responsáveis por começarmos esta legislatura já neste ambiente indesejável", criticou, respondendo aos jornalistas que isto não o surpreendeu e apenas poderá ficar surpreendido "quem confiou na palavra do Chega, de André Ventura".

O regimento da Assembleia da República determina que o presidente do parlamento é eleito na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções (116).

Aguiar-Branco teve 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos.

"Se nenhum dos candidatos obtiver esse número de votos, procede-se imediatamente a segundo sufrágio, ao qual concorrem apenas os dois candidatos mais votados que não tenham retirado a candidatura. Se nenhum candidato for eleito, é reaberto o processo", refere o Regimento.

António Filipe, que preside à primeira sessão plenária, declarou o candidato "não eleito".

O líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, pediu imediatamente a interrupção dos trabalhos por 30 minutos, o que foi concedido, retomando às 17h30.

Leia Também: PSD e IL sem acordo? "Prioridades não convergiram o suficiente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório