Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Bolieiro diz que processo educativo é a "melhor forma" de prever o futuro

O presidente do Governo dos Açores considerou hoje que o processo educativo é a "melhor forma" de prever o futuro e pretende garantir, através de políticas, que mais alunos açorianos frequentem o ensino superior.

Bolieiro diz que processo educativo é a "melhor forma" de prever o futuro
Notícias ao Minuto

20:12 - 22/03/24 por Lusa

Política Açores

José Manuel Bolieiro, que falava na sessão solene de entrega de prémios de mérito académico, cívico e desportivo referentes a 2022/2023 da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, incentivou os alunos açorianos a encararem o processo educativo como um estímulo, sublinhando que esta é "a melhor forma de prever o futuro".

De acordo com o líder do executivo açoriano, os cidadãos ganham "uma atitude de reconhecimento do enaltecimento" por via do ensino.

Bolieiro disse que pretende promover políticas que garantam que mais alunas e alunos açorianos frequentem o ensino superior, lembrando a implementação de um prémio de mérito, atualmente nos 750 euros, para quem ingressa na universidade.

O governante recordou que o Governo Regional pretende assegurar duas passagens aéreas gratuitas por ano para os jovens açorianos que estejam a estudar fora da sua ilha de residência, uma forma de "manter ligações familiares e o "sentimento de pertença", seja à ilha de origem ou mesmo à região.

O Governo dos Açores quer também garantir a todos os jovens que completem 18 anos de idade um cheque-aniversário no valor de 100 euros para aquisição de livros, potenciando o hábito da leitura de livros físicos conjugada com o digital.

Leia Também: Bolieiro quer Governo AD "de concretizações" face a questões "pendentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório