Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 30º

Miguel Albuquerque reeleito presidente do PSD/Madeira

Vitória foi alcançada com 54,3% dos votos.

Miguel Albuquerque reeleito presidente do PSD/Madeira
Notícias ao Minuto

21:26 - 21/03/24 por Notícias ao Minuto

Política Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque foi reeleito, esta quinta-feira, como presidente do PSD/Madeira, com 54,3% dos votos. A informação foi confirmada pelo próprio candidato à CNN Portugal. 

"Para quem pensava que o partido estava doente ou parado, estas eleições internas dão o exemplo de participação, responsabilidade cívica e política", afirmou, em declarações aos jornalistas.

O líder social-democrata sublinhou que a taxa de participação neste ato eleitoral foi de 94%, tendo votado 4.132 pessoas.

"Foi uma eleição bem disputada, que decorreu com civismo, e isso é muito importante para o presente e futuro do partido", considerou.

Sublinhando que a vitória foi alcançada com mais de 54% dos votos, Albuquerque referiu "a diferença de votos era decisiva para o partido ter uma direção legitimada pelos militantes".

"O apelo que eu faço hoje, cumprimentando o meu adversário, é que é necessário a partir de agora unirmo-nos nos objetivos a perseguir", atirou, explicando que esses objetivos se baseavam em "continuar a assegurar o PSD, a governação da Madeira e confiança dos madeirenses e porto-santenses".

As eleições internas decorreram entre as 17h30 e as 20h30, nas sedes concelhias e de freguesia do PSD espalhadas pelos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, sendo 4.388 militantes estavam em condições de votar, num total superior a 12 mil.

O ainda presidente do Governo Regional da Madeira, que se demitiu na sequência do caso que investiga um esquema de corrupção no arquipélago, vai voltar a tentar ser eleito para o cargo.

Esta foi a segunda vez que Miguel Albuquerque venceu Manuel António Correia numa disputa interna pela presidência do partido, tendo o primeiro confronto ocorrido em 2014, para escolher o sucessor do histórico líder Alberto João Jardim.

Na altura, Albuquerque derrotou Manuel António Correia, então secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, numa segunda volta, obtendo cerca de 63% dos votos, e manteve-se na liderança do partido até ao presente, recandidatando-se sempre sem oponente nas eleições internas.

Miguel Albuquerque, nascido em 4 de maio de 1961 (62 anos) e natural do Funchal, é advogado e tem no seu currículo político a presidência da Câmara do Funchal (1994-2013) e do Governo Regional da Madeira, desde 2015.

[Notícia atualizada às 21h45]

Leia Também: Miguel Albuquerque já votou: "Estou bastante confiante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório