Através de uma publicação nas redes sociais, Marisa Matias dá conta que na terça-feira vai assumir o seu mandato no parlamento português, uma estreia da até agora eurodeputada e dirigente do BE.
"Serei substituída no Parlamento Europeu pela Anabela Rodrigues. Que orgulho será ouvir a sua voz na Europa", pode ler-se na mesma publicação.
A mediadora cultural e ativista antirracista Anabela Rodrigues -- que nas legislativas de 10 de março integrou a lista por Lisboa mas não foi eleita - tinha ocupado o quarto lugar na lista do BE nas eleições europeias em 2019.
Nessas eleições para o Parlamento Europeu, o BE elegeu dois eurodeputados: Marisa Matias e José Gusmão.
Na publicação nas redes sociais, Marisa Matias agradece a Sérgio Aires, que tinha ocupado o terceiro lugar nas listas às europeias de 2019, referindo que este "estará dedicado à sua vereação" na Câmara do Porto.
Marisa Matias chega pela primeira vez à Assembleia da República nesta legislatura depois de ter encabeçado a lista do BE pelo Porto.
A dirigente bloquista, que integra os principais órgãos do partido como o Secretariado, a Comissão Política e Mesa Nacional, já foi protagonista principal de quatro candidaturas pelo BE: cabeça de lista ao Parlamento Europeu (2014 e 2019) e a candidata apoiada pelo BE às últimas duas eleições presidenciais (2016 e 2021).
Marisa Isabel dos Santos Matias nasceu em Coimbra em 20 de fevereiro de 1976 e é socióloga, área na qual tem licenciatura, mestrado e doutoramento.
Desde cedo que se envolveu em causas estudantis e cívicas, tendo sido mandatária nacional do "Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim", aquando do referendo nacional pela despenalização do aborto em 2007. Em 2009, foi eleita pela primeira vez eurodeputada do BE.
Leia Também: Marisa Matias e ex-bastonário da Ordem dos Médicos entre os estreantes