Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Já foram contados 150 mil votos dos emigrantes, mas muitos são nulos

A operação está a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa e prolonga-se até quarta-feira, quando deverão ser conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

Já foram contados 150 mil votos dos emigrantes, mas muitos são nulos
Notícias ao Minuto

09:23 - 19/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Legislativas

A contagem dos votos dos emigrantes portugueses nas eleições legislativas de 10 de março continua esta terça-feira. Só ontem, no primeiro dia de contagem, foram contabilizados cerca de 150 mil votos.

A operação está a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa e prolonga-se até quarta-feira, quando deverão ser conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

Na segunda-feira, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Fernando Anastácio, adiantou que "foram registados, carregados e contados cerca de 150 mil votos", sendo esse o "resultado do dia".

No entanto, o mesmo responsável confirmou que "a percepção que existe, relativamente ao tratamento dos votos" é de que "há, de facto, um número significativo" deles que "não vêm acompanhados do respetivo documento de identificação", tal como é exigido pela lei eleitoral, pelo que os mesmos são considerados nulos.

Esta não é, frisou, "uma polémica nova", mas sim "uma questão antiga e uma exigência da lei eleitoral".

Emigrantes? "Número significativo" de votos anulados por falta de CC

Porta-voz da CNE assegurou ao Notícias ao Minuto que esta "não é", no entanto, uma polémica "nova".

José Miguel Pires | 18:31 - 18/03/2024

Em causa está o facto de os eleitores pelos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa que optaram pelo voto postal terem de enviar os seus votos acompanhados por uma cópia da face do cartão do cidadão (CC), que teria de ser enviada em separado do boletim.

De acordo com os dados mais recentes da Administração Eleitoral, até sexta-feira, 15 de março, tinham sido recebidas 299.322 cartas com votos de eleitores residentes no estrangeiro, a maioria provenientes da Europa (230.731, ou 77%), seguida da América (57.345, 19%), da Ásia e Oceânia (9.396, 3%) e de África (1.850, 1%).

O número de cartas recebidas representa 19,42% dos 1.541.464 eleitores dos dois círculos - Europa e Fora da Europa - que optaram por votar via postal, votação superior em quase cinco pontos percentuais aos 14,49% de votos recebidos no mesmo período nas eleições legislativas de janeiro de 2022.

Leia Também: Hoje ficam contados "cerca de 150 mil votos" dos emigrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório