Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"A Direita só terá combate, combate e um firme combate" com o PCP

O secretário-geral do PCP defendeu hoje que com o seu partido "não há a mínima tolerância ao projeto da direita", reafirmando a intenção de avançar com uma moção de rejeição caso a Aliança Democrática (AD) forme Governo.

"A Direita só terá combate, combate e um firme combate" com o PCP
Notícias ao Minuto

18:33 - 17/03/24 por Lusa

Política Eleições

"Por vontade do Partido Comunista Português (PCP), o projeto da direita não será implementado no país. Connosco, a direita só terá combate, combate e um firme combate", disse Paulo Raimundo, durante um comício realizado hoje na Baixa da Banheira, no concelho da Moita, distrito de Setúbal.

Perante um ginásio repleto de militantes, o líder comunista reiterou que, caso Luís Montenegro, enquanto líder do maior partido da AD (coligação formada por PSD, CDS-PP e PPM), seja indigitado como primeiro-ministro, apresentará no primeiro minuto uma moção de rejeição a esse mesmo Governo.

"Não é preciso esperar pela entrada em funções desse Governo para sabermos quais os objetivos, qual o plano e qual o projeto desse mesmo Governo. Não peçam ao PCP para alimentar ilusões. Todos nós sabemos o que aí vem. Sabemos bem para quem sobra sempre o projeto da direita", disse.

Paulo Raimundo adiantou que cada "um deve assumir as suas responsabilidades" e decidir o que fazer em função da iniciativa do PCP.

"Quem acha que é cedo para travar a direita então só há duas possibilidades para quem acha isso. Ou lhe falta coragem ou tem ilusões quer o projeto que aí vem não é o que está anunciado. Aqui não há ilusões nem benefícios da dúvida àquilo que aí vem", defendeu.

Paulo Raimundo advogou que os cerca de três milhões de votos concentrados nos partidos da direita constituem um elemento muito negativo para o país e para os trabalhadores.

"Sabemos como foram lá parar. Um voto assente na demagogia, na mentira e na ilusão que arrastou milhares e milhares para a falsa ideia de mudança que nunca virá pelas mãos do PSD, do CDS, do Chega e da Iniciativa Liberal. Desses partidos só virá favorecimento aos grupos económicos, mais ataques ao regime democrático", frisou.

Na sua intervenção, o líder comunista disse que o Partido Socialista tem responsabilidades acrescidas pela vitória da direita.

"Se chegámos ao que chegamos hoje, o Partido Socialista tem responsabilidades acrescidas, com tudo na mão, uma maioria, um Governo e condições financeiras, optou por não responder aos problemas centrais da vida e ao não fazê-lo aumentou a justa indignação e o sentimento de injustiça de milhões de trabalhadores ao mesmo tempo que se ajoelhou perante os benefícios dos grupos económicos. Um PS que deu palco e alimentou as forças mais reacionárias do país e os resultados estão à vista", disse.

A AD, que junta PSD, CDS e PPM, com 29,49%, conseguiu 79 deputados na Assembleia da República, nas eleições legislativas do passado domingo, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Estão ainda por apurar os quatro deputados pela emigração, o que só acontece na quarta-feira.

[Notícia atualizada às 19h15]

Leia Também: Direita quer retomar projeto troika apesar de "entrada em pezinhos de lã"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório