Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Costa na capa do Politico. Terá tempo de limpar nome para cargo europeu?

Semanário questiona se o primeiro-ministro português em gestão será capaz de "limpar o seu nome a tempo de se tornar presidente do Conselho Europeu", depois de o seu mundo se ter "desmoronado".

Costa na capa do Politico. Terá tempo de limpar nome para cargo europeu?
Notícias ao Minuto

12:26 - 07/03/24 por Notícias ao Minuto

Política António Costa

António Costa é capa da versão europeia do conceituado semanário Politico esta quinta-feira, 7 de março.

No longo artigo, intitulado "Como desmoronou o mundo de António Costa", o socialista é descrito como um "solucionador de problemas" que enfrenta agora o "maior desafio de sempre: limpar o seu nome a tempo de se tornar presidente do Conselho Europeu".

O jornalista que assina o artigo começa por recordar a interrupção "abrupta", numa "ensolarada manhã de novembro", daquela que é considerada uma "espetacular carreira política", após uma rusga "dramática" das autoridades ao Palácio de São Bento, edifícios dos ministérios, casas privadas de vários funcionários e até à sede do partido socialista português.

Apesar de existirem dúvidas sobre o envolvimento do primeiro-ministro português, ainda em gestão, o comunicado do Ministério Público, que Aitor Hernández-Morales descreve como "explosivo", "virou o mundo do líder socialista de cabeça para baixo" e à hora de almoço daquele dia – em que o seu chefe de gabinete foi detido e o ministro das Infraestruturas constituído arguido – "Costa já estava fora".

Realça ainda o mesmo artigo que a notícia caiu "quem nem uma bomba, não só em Lisboa, como nas capitais de toda a Europa", uma vez que isso coloca em causa o homem "muito querido" de Macrón e Orbán, que muitos viam como "administrador competente e negociador hábil" e o "sucessor ideal" de Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, cujo mandato termina no outono de 2024.

Para o Politico, António Costa tinha algumas falhas que já tinham deixado de ser há muito tempo "um segredo em Lisboa". O seu estilo de governação permitiu "grandes vitórias", mas as suas "táticas" acabaram por minar o seu próprio governo, "fissuras visíveis" para quem olhasse além dos "deslumbrantes azulejos portugueses", utilizados para ilustrar a capa do Politico.

Uma vez que o chefe de Governo em gestão não foi formalmente acusado de qualquer crime, muitos mantêm a esperança de que a sua inocência seja totalmente demonstrada a tempo de "trazer os seus inegáveis talentos para o escritório no topo do edifício Europa".

Apesar do futuro de António Costa parecer "risonho", realça o semanário que a concretização das suas ambições europeias são incertas, uma vez que há dúvidas sobre se o socialista será agora o perfil mais adequado para "fazer novos acordos em Bruxelas".

Leia Também: Assis espera que Costa seja o próximo presidente do Conselho Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório