Fazenda apela a eleitores com "independência e firmeza" do BE em acordos

O fundador do BE Luís Fazenda disse hoje aos eleitores de esquerda que os bloquistas têm "independência e firmeza" para as negociações numa maioria pós eleições, defendendo que o partido soube "dizer sim e não" a António Costa.

Luís Fazenda

© Global Imagens

Lusa
04/03/2024 23:47 ‧ 04/03/2024 por Lusa

Política

BE

Num jantar comício em Setúbal, no qual esteve na mesa principal a viúva de Zeca Afonso, Zélia Afonso, o fundador bloquista subiu ao púlpito com uma mensagem ao eleitorado: "o futuro faz-se à esquerda e contra todas as ondas populistas será a esquerda que vencerá".

"Deixo um recado aos eleitores de esquerda, a todos aqueles que nos ouvem propor justamente que temos uma proposta de maioria politica para respostas sociais. Temos essa proposta para que ela venha a ser uma realidade depois das eleições de 10 de março e temos de dar essa garantia aos eleitores de esquerda", considerou.

De acordo com Luís Fazenda, além da "flexibilidade e capacidade" para fazer esta proposta, os bloquistas têm "a independência política e a firmeza necessária para essas conversações e para essas negociações".

"Fomos nós, Bloco de Esquerda, que soubemos dizer sim a António Costa e soubemos dizer não a António Costa. Soubemos dizer sim e soubemos dizer não", afirmou, referindo-se quer ao período da geringonça quer ao período depois das eleições de 2019.

O fundador do partido apontou que os bloquistas foram "incompreendidos" quer quando disseram sim quer quando disseram não ao PS e por isso pagaram "duras penas, duríssimas penas por esses atos e por essas decisões".

"Mas somos nós, inteiros, que estaremos com toda a firmeza nessas negociações, em todo o tipo de compromissos que venham a ser necessários para atacar os problemas essenciais da habitação, da saúde, da educação, da precariedade, de uma outra voz na Europa", comprometeu-se.

Leia Também: De "desvirtuar resultados" a "piada de mau gosto". Chega lança polémica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas