Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

Momento tenso com comitiva do PS em Guimarães. Homem atira vaso da janela

O secretário-geral do PS teve hoje uma receção calorosa em Guimarães, como aconteceu com anteriores líderes socialistas em campanha nesta cidade, mas alguns dos seus apoiantes estiveram envolvidos num incidente com um homem que os insultou.

Notícias ao Minuto

16:17 - 03/03/24 por Lusa

Política Eleições

Pedro Nuno Santos esteve acompanhado pelo cabeça de lista socialista por Braga, José Luís Carneiro, numa ação de rua que juntou centenas de militantes e simpatizantes do PS.

Já na rua da Rainha, em pleno centro histórico de Guimarães, um homem de meia idade apareceu à varanda, no primeiro andar de uma casa, a fazer gestos obscenos para o desfile do PS, enquanto gritava "filhos da...". Os socialistas começaram por responder, aumentando o tom das suas palavras de ordem de apoio ao PS.

O homem, à varanda, continuou a fazer gestos insultuosos e os ânimos começaram a exaltar-se.

Da rua, atiraram-lhe primeiro uma bandeira do PS, depois um guarda-chuva. Da varanda, o homem respondeu atirando um vaso de barro para a rua, que acertou no ombro de uma pessoa e sujou mais algumas com terra.

O secretário-geral do PS não presenciou estes incidentes. Desviou-se assim que percebeu que havia clima de tensão. O incidente aconteceu quando Pedro Nuno Santos já estava umas dezenas de metros mais à frente.

Militantes socialistas de Guimarães disseram que o homem que atirou o vaso da varanda é simpatizante do Chega, mas a agência Lusa não conseguiu confirmar.

Antes deste episódio, ainda à entrada para o centro histórico de Guimarães, houve alguns momentos de tensão com três homens. Um deles tentou aproximar-se do secretário-geral do PS, mas foi travado. Um outro gritou: "É preciso olhar para Guimarães, não é só voto".

A ação de rua do PS em Guimarães durou cerca de 50 minutos. Logo quando saiu do carro, Pedro Nuno Santos foi levado em ombros pelos apoiantes.

"Vamos ganhar e mobilizar a nossa malta. Ainda há trabalho até dia 10 [de março]. Vamos ganhar, toca a mobilizar", declarou o secretário-geral do PS, numa ação de campanha em que muitas mulheres tinham nas suas mãos cravos vermelhos.

Depois de Guimarães, o secretário-geral do PS seguiu para mais uma arruada em Vizela. A jornada de hoje de campanha do PS inclui ainda comícios em Braga e Viana do Castelo.

[Notícia atualizada às 16h40]

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo já votou. "Estava esclarecido ao fim de quatro meses"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório