Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

"PAN com manteiga"? RIR acusa partido de se apropriar de frase de Tino

Esta é já a segunda iniciativa eleitoral do PAN a causar reboliço no espaço de uma semana.

"PAN com manteiga"? RIR acusa partido de se apropriar de frase de Tino
Notícias ao Minuto

08:06 - 26/02/24 por Andrea Pinto

Política Tino de Rans

Depois de um cartaz 'atrevido' sobre touradas, eis que o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) se vê em nova polémica, devido a uma das frases escolhidas para mais uma iniciativa da sua campanha às eleições Legislativas.

A escolha podia até passar despercebida, não fosse o R.I.R. (Reagir, Incluir e Reciclar) vir a público denunciar o que diz ser uma apropriação inadequada de uma frase da autoria, precisamente, do fundador do partido.

"PAN, PAN, PAN com manteiga vegetal é tão bom" foi a frase inscrita em alguns artigos de propaganda do PAN, nomeadamente em sacos. Uma escolha que indignou o partido de qual faz parte Vitorino Silva, popularmente conhecido como Tino de Rans.

"Foi com enorme estupefacção que tomamos conhecimento há minutos de que o PAN ilegitimamente se apropriou de uma frase que nos lembra o famoso êxito 'Pão Pão, Fiambre Fiambre' do nosso fundador Tino de Rans", afirma o R.I.R. em comunicado a que o Notícias Ao Minuto teve acesso e onde lembra que "Vitorino Silva além de fundador do Partido Reagir Incluir Reciclar, integra os órgãos nacionais do Partido R.I.R. e é candidato cabeça de lista ao círculo eleitoral do Porto, tendo fortes possibilidades de ser eleito deputado".

Recorde-se que a frase em causa faz parte de um dos temas cantados por Tino de Rans e em que o artista entoa 'Pão, pão, pão, pão, pão, pão...com manteiga é tão bom'.


O próprio visado também já reagiu. "Sou do R.I.R e não quero colar a minha imagem ao PAN, nem sequer dar-lhes palco", disse Vitorino Silva, que há poucas horas fez também um vídeo de 'retaliação', aproveitando para apelar ao voto.

"Pão com manteiga vegetal é muito bom, mas Votar no RIR é muito melhor", diz o candidato num vídeo partilhado na sua conta de YouTube.


"Exigimos um pedido de desculpas público e a inutilização e retirada imediata de toda a propaganda eleitoral que contenha a frase", aponta o partido, referindo que "iremos apresentar queixa juntos das instituições próprias e exigimos a imediata retratação do PAN".

Recorde-se que na semana passada o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou uma nova campanha contra as touradas. Nas imediações da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, o coletivo encabeçado por Inês Sousa Real instalou um outdoor, que dá conta de que “touradas só na cama e com consentimento”. A aposta foi considerada atrevida e nas redes sociais o partido terá mesmo desafiado o Ikea a avaliar a sua 'jogada', depois de a empresa sueca ter sido protagonista de uma campanha publicitária inovadora que fez mexer a esfera política.

Leia Também: PAN defende subsídio vitalício para órfãos vítimas de violência doméstica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório