Ana Abrunhosa abandona debate após "discurso xenófobo" de Pinto Pereira

O candidato do Chega, António Pinto Pereira, terá proferido declarações "racistas e xenófobas" sobre a população imigrante em Portugal e designou as mulheres como "camadas mais frágeis" da sociedade.

Notícia

© Reprodução/ X

Daniela Carrilho
19/02/2024 22:39 ‧ 19/02/2024 por Daniela Carrilho

Política

Ana Abrunhosa

A cabeça de lista do Partido Socialista (PS) pelo círculo de Coimbra às próximas Legislativas, Ana Abrunhosa, protagonizou esta segunda-feira um momento de revolta na sequência de "discursos xenófobos" de António Pinto Pereira, candidato do Chega.

"Tenho imenso respeito por vocês, mas eu recuso-me a participar em discursos xenófobos. Eu tenho muito respeito por mim, mas tenho sobretudo por vós. Peço imensa desculpa", declarou Ana Abrunhosa, antes de abandonar o debate com candidatos dos vários partidos que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O Diário de Coimbra, que avançou com a notícia, revelou que a ainda ministra da Coesão Territorial recusou continuar no debate devido a declarações "racistas e xenófobas" de António Pinto Pereira, falando da população imigrante em Portugal e designou as mulheres como "camadas mais frágeis" da sociedade.

A moderadora do debate, Adriana Cardoso, comentou o sucedido na rede social X (antigo Twitter) e acusou a "extrema-direita" de ser "suja".

"Saí agora de um debate com os principais cabeças de lista dos 8 partidos com assento parlamentar que se propõem a eleições. A meio, depois de declarações profundamente machistas e racistas de António Pinto Pereira, a ministra Ana Abrunhosa levantou-se e saiu. Saiu, e eu fiquei. E fiquei porque estavam 7 representantes ao meu lado com propostas claras de como resolver a sangria da saída da minha geração deste país, entre estes mais duas mulheres", revela.

Adriana Cardoso, farmacêutica de profissão, deixou ainda acusações contra o partido Chega.

"A extrema-direita é isto. Suja, enlameia e rouba o debate civilizado de ideias para debitar a sua cassete vil para cima de dezenas de alunos do ensino superior", atira, destacando que, apesar de já ter moderado e participado em vários debates, "a qualidade geral nunca esteve tão baixa".

Leia Também: Ana Abrunhosa quer desenvolvimento acima das divisões administrativas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas