Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 17º

Debate PAN/PSD? Sousa Real "eficaz" e Montenegro "quer subir de divisão"

Luís Marques Mendes considerou que "os objetivos" de ambos, assim como "os eleitores que querem atingir" são "diferentes".

Debate PAN/PSD? Sousa Real "eficaz" e Montenegro "quer subir de divisão"
Notícias ao Minuto

00:02 - 12/02/24 por Daniela Carrilho

Política Marques Mendes

O antigo líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Marques Mendes, comentou este domingo o frente a frente entre os líderes do Partido Social Democrata (PSD) e PAN, considerando que "foi um bom debate".

"Foi um debate mais vivo do que aquilo que, à partida se imaginava, e acho que isso é bom. Julgo que correu bem a ambos, correu claramente bem a Inês Sousa Real e também correu bem a Luís Montenegro", começou por dizer Marques Mendes no seu espaço de comentário na SIC.

O comentador destaca que "os objetivos" de ambos, assim como "os eleitores que querem atingir" são "diferentes".

"Usando uma linguagem futebolística, Montenegro luta nestas eleições para subir de divisão, para passar de oposição para primeiro-ministro. Sousa Real luta para se manter na mesma divisão e até melhorar a sua classificação, não perder representação parlamentar e até aumentar", declara Marques Mendes, considerando que o debate "foi útil aos dois".

Nesta sequência, enaltece a líder do PAN, considerando que "está muito bem preparada, foi muito eficaz nos objetivos que queria alcançar e teve quase sempre a iniciativa política no debate e saiu-se bem em questões da valorização das mulheres, da agenda verde".

Devido à possibilidade de um voto útil à Esquerda poder "engolir o PAN", Marques Mendes afirma que Sousa Real "está a fazer pela vida e está a fazer bem" e, por isso, tem de "merecer uma saudação".

Já Montenegro "está numa perspectiva diferente", com o objetivo de "ganhar as eleições".

"Esteve bem no primeiro ponto de se demarcar de Gonçalo da Câmara Pereira e daquela afirmação da violência sobre as mulheres", salienta o social-democrata, considerando que o líder da Aliança Democrática (AD) aproveitou este debate para "mostrar o que está mal na governação, associar o PAN a isso e, sobretudo, mostrar como pensa como primeiro-ministro e o que se propõe fazer".

Leia Também: PAN acusa AD de desvalorizar direitos das mulheres e aquece debate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório