Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Vai estar fora no dia das Legislativas? Pode votar mais cedo. Saiba como

Os eleitores que não estiverem na sua zona de recenseamento no dia das eleições Legislativas, podem votar antecipadamente noutra mesa de voto.

Vai estar fora no dia das Legislativas? Pode votar mais cedo. Saiba como
Notícias ao Minuto

16:15 - 09/02/24 por Notícias ao Minuto

Política Eleições Legislativas

As eleições Legislativas realizam-se no próximo dia 10 de março, daqui a cerca de um mês. Contudo, há sempre eleitores portugueses que, no dia de ir a votos, não estão na sua zona de recenseamento. Mas nem por isso precisam de deixar de exercer o seu direito.

Caso pretenda votar numa data anterior à do dia da eleição, noutra mesa de voto, anote que tem entre os dias 25 e 29 de fevereiro para se inscrever-se no portal da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.

Poderá também fazê-lo via postal (para Secretaria-Geral da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA), de modo a que seja recebida até 29 de fevereiro. Na carta, deve indicar o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, a mesa de voto onde pretende votar e o endereço de correio eletrónico ou o contacto telefónico.

Depois, anote também na agenda o dia 3 de março. É aí que deve dirigir-se à mesa de voto do município escolhido, identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado. Não se esqueça, para isso, do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade.

Após votar, ser-lhe-á entregue um documento comprovativo do exercício do direito de voto. 

Recorde-se que, nesta modalidade, os eleitores inscrevem-se num local de voto à sua escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Nas anteriores Legislativas, em 2022, um total de 315.785 eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade.

Leia Também: Afinal, Montenegro vai participar em todos os debates televisivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório