Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Listas para as Legislativas? Parecem "as nomeações para os Óscares"

Carlos Magno considerou que a composição das listas "faz parte do ritual de campanha" e defendeu uma mudança no sistema eleitoral português.

Listas para as Legislativas? Parecem "as nomeações para os Óscares"
Notícias ao Minuto

08:27 - 24/01/24 por Joana Duarte

Política Carlos Magno

O jornalista Carlos Magno disse, na terça-feira que as listas de candidatos às Legislativas parecem "as nomeações para os Óscares de filmes que estão em cartaz e que ninguém viu"

Na rubrica de comentário 'Acasos Objetivos' no CNN PrimeTime, Carlos Magno considerou que a composição das listas "faz parte do ritual de campanha" e defendeu uma mudança no sistema eleitoral português. "A formação das listas é sempre uma prerrogativa dos partidos e dos respetivos líderes e que as pessoas são obrigadas a votar, às vezes, em quem não gostam", afirmou. 

"É nestas alturas que se deve dizer que a lei reformada tem de ser reformada. Os partidos no século XXI não podem ter estatutos e o sistema eleitoral português não pode ser típico do século IX e era preciso modernizar, passando para os círculos uninominais", referiu Carlos Magno.

No seu comentário, Carlos Magno comparou o encerramento das listas a "alcatifas do partido". O jornalista considerou que há "uma ou outra informação cá para fora que anima agora a campanha, mas que depois vai passar completamente porque no fundo vai ficar tudo na mesma". 

Recorde-se que as listas do Partido Socialista (PS) ficaram fechadas na terça-feira, após uma uma votação que registou "84% de votos a favor, 13% de abstenções e 3% de votos contra". De acordo uma nota do partido, "o PS apresenta-se a eleições com uma ampla renovação de cabeças de lista (cerca de 50%) e preservando a marca da igualdade de género". 

O ainda ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, referiu que a discussão sobre a aprovação da lista de candidatos do Partido Socialista às Eleições Legislativas foi "um diálogo construtivo, que fortaleceu o PS".

Leia Também: Aliança Democrática apresenta hoje bases do programa económico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório