O antigo eurodeputado Vital Moreira comentou, esta quarta-feira, a guerra que decorre no Médio Oriente e garantiu que os EUA e a União Europeia não passam de "um fantoche político de Israel na questão palestina".
No blogue Causa Nossa, o constitucionalista acusou o presidente dos EUA, Joe Biden, de "cinismo" quando afirmou que "Israel não quer solução de dois Estados". "O que também é novidade é que, não querendo Israel os dois Estados, os EUA também não querem, porque nesta matéria abdicaram de qualquer autonomia política, dado o peso esmagador do lobby político-financeiro israelita em Washington, como ficou demonstrado no Conselho de Segurança da ONU, com o seu vergonhoso veto à moderada proposta de cessar fogo humanitário em Gaza", escreveu Vital Moreira.
O ex-eurodeputado considerou que perante "horrenda destruição física e a inominável chacina humana em Gaza", a comunidade internacional deve "perceber que o único modo de fazer valer o direito internacional e o direito dos palestinos à autodeterminação, é o reconhecimento generalizado do Estado palestino, nas suas fronteiras acordadas". Para Vital Moreira, a União Europeia deveria ser pioneira neste reconhecimento.
O constitucionalista elogiou ainda o secretário-geral da ONU, António Guterres, que "tem denunciado com coragem" os crimes cometidos em Gaza.
Leia Também: AO MINUTO: "Guerra continuará com ou sem apoio"; Sullivan visita Israel