Meteorologia

  • 27 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

PSD/Açores diz que PS "falta à verdade" sobre dívidas às farmácias

O PSD/Açores considerou hoje que o PS "falta à verdade" quando diz que não existe plano de amortização das dívidas à Associação Nacional de Farmácias, indicando que desde 2021 foram feitos pagamentos de 88,6 milhões de euros.

PSD/Açores diz que PS "falta à verdade" sobre dívidas às farmácias
Notícias ao Minuto

12:52 - 09/12/23 por Lusa

Política Açores

falso que não haja pagamentos às farmácias por parte do Serviço Regional de Saúde. Desde o início de 2021, já foram pagos 88,6 milhões de euros. Só nos três primeiros trimestres de 2023, foram pagos mais de 27 milhões", afirmou hoje o deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros citado num comunicado do partido.

Na sexta-feira, o PS/Açores lamentou que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) não tenha, a curto prazo, "qualquer plano para amortizar" a dívida à Associação Nacional de Farmácias, que em julho já ascendia "a 26 milhões de euros".

Na resposta ao PS, António Vasco Viveiros refere que os números "desmentem as falsas acusações" e que o partido "falta à verdade quando diz que não existe um plano de amortização".

Segundo o parlamentar social-democrata, o anterior Governo socialista "deixou uma dívida de 11,5 milhões de euros às farmácias, que estava escondida nas contas da extinta empresa pública Saudaçor".

"Foi o atual Governo da coligação PSD/CDS-PP/PPM que pagou essa dívida deixada pelo PS, como tem pagado muitas outras dívidas deixadas pelos governos socialistas", sublinhou.

António Vasco Viveiros esclarece que o aumento da despesa do Serviço Regional de Saúde com a prescrição de medicamentos resulta do "grande crescimento no número de consultas".

"Com o Governo da coligação, o Serviço Regional de Saúde fez, só em 2022, cerca de 419 mil consultas, o que representa um aumento de 50 mil face a 2019. Deste grande crescimento no número de consultas resultou um aumento da despesa com medicamentos, sempre em benefício dos utentes dos Açores", salientou o social-democrata.

O PS/Açores lamentou na sexta-feira que o Governo Regional não tenha, a curto prazo, "qualquer plano para amortizar" a dívida à Associação Nacional de Farmácias, que em julho já ascendia "a 26 milhões de euros".

"Em outubro, no plenário do Parlamento dos Açores, questionámos diretamente a secretária Regional da Saúde sobre a dívida às farmácias, mas não tivemos qualquer resposta", referiu o deputado do PS/Açores Tiago Lopes, citado numa nota de imprensa divulgada pelo partido.

Segundo o parlamentar, no final de julho deste ano a dívida já ascendia "a 26 milhões de euros", mas o Governo Regional "não possui, no curto prazo, qualquer plano para amortizar" o valor.

Para o deputado do PS/Açores, a "dívida recorde" do executivo açoriano à Associação Nacional de Farmácias "é um reflexo da gestão ruinosa do Governo de [José Manuel] Bolieiro", nos últimos três anos, considerando que é "imperativo parar com esta má gestão".

"O incumprimento reiterado dos pagamentos por parte do Governo pode levar à interrupção do fornecimento de medicamentos aos açorianos", o que "representaria um grave retrocesso nos cuidados de saúde na Região", alertou.

Leia Também: Guterres? PSD responde ao PS e lamenta alinhamento a "posições radicais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório