Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Caso gémeas: "É evidente que houve cunha". Pais? "Fizeram o papel deles"

Para o deputado Sérgio Sousa Pinto há dúvidas no ar no que toca ao caso das gémeas luso-brasileiras.

Caso gémeas: "É evidente que houve cunha". Pais? "Fizeram o papel deles"
Notícias ao Minuto

08:05 - 06/12/23 por Marta Amorim

Política Caso gémeas

Para o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, apesar das explicações de Marcelo, há algumas "perplexidades que ficam no ar" no polémico caso das gémeas luso-brasileiras. 

"Se havia uma resposta clínica, autorizada, qualificada, a dizer que a administração daquele medicamento era inútil, podendo mesmo ser contraproducente uma vez que outro tratamento estava a ser seguido no Brasil, para que é que o poder político se mete nisto? Para que é que responsáveis insistem neste encarniçamento para se fazer um tratamento, seja ele caro ou barato - no caso, muito caro - se a opinião clínica era negativa? Quem é que se substitui ao critério médico? É evidente que houve uma cunha qualquer. Como se processou, não sabemos exatamente", afirmou em comentário na CNN. 

"Portugal é um país de cunhas, toda a gente sabe isto. Faz parte da cultura nacional, talvez com o tempo nos livremos desta chaga", atirou ainda. 

Sousa Pinto defendeu, contudo, a conduta dos pais, que de tudo fizeram para salvar as filhas. "Os pais fizeram o papel deles", asseverou. 

O caso das gémeas foi revelado numa reportagem da TVI, transmitida no início de novembro, segundo a qual duas crianças luso-brasileiras vieram a Portugal em 2019 receber o medicamento Zolgensma, - um dos mais caros do mundo - para a atrofia muscular espinhal, que totalizou no conjunto quatro milhões de euros.

Segundo o canal, havia suspeitas de que isso tivesse acontecido por influência do Presidente da República, que negou qualquer interferência no caso - apesar de, esta semana, ter admitido ter recebido um e-mail do filho sobre o tema

O caso está a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República, pela IGAS e é também objeto de uma auditoria interna no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, do qual faz parte o Hospital de Santa Maria.

Leia Também: Caso das gémeas? Marcelo "não está sob suspeita", considera Santos Silva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório