Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Aeroporto? PNS cita ditado popular: "Mais vale feito que perfeito"

Segundo Pedro Nuno Santos, "o país só sairá da cepa torta de for capaz de tomar decisões e de avançar".

Aeroporto? PNS cita ditado popular: "Mais vale feito que perfeito"
Notícias ao Minuto

18:46 - 05/12/23 por Notícias ao Minuto

Política Pedro Nuno Santos

O candidato à liderança do Partido Socialista (PS) Pedro Nuno Santos, acusou Portugal de "prejudicar o desenvolvimento nacional" ao arrastar a decisão da localização do novo aeroporto, após terem sido apresentadas as conclusões da Comissão Técnica Independente (CTI).

"Em Portugal confundimos muitas vezes impulsividade com decisão e fazemos essa confusão porque arrastamos demasiado os pés", frisou, em declarações aos jornalistas na Madeira, esta terça-feira.

Dando o exemplo da barragem de Alqueva, Pedro Nuno Santos fala em "décadas de atraso", fincando que "o mesmo estamos a fazer com o aeroporto". "Com isso prejudicamos o desenvolvimento nacional", atirou.

"É fundamental que tenhamos a capacidade de decidir e temos de aprender com este exemplo a necessidade de não arrastarmos os pés, de não marcarmos passo porque há sempre uma boa razão para adiarmos mais um dia, para ouvirmos mais alguém, para fazermos mais um estudo", sugere o candidato à liderança do PS.

Segundo Pedro Nuno Santos, "o país só sairá da cepa torta de for capaz de tomar decisões e de avançar". "Como diz o povo: mais vale feito que perfeito", acrescentou ainda.

"É hora de rapidamente encerrarmos este dossier, tomarmos uma decisão, que tem custado muito dinheiro ao país", rematou.

De recordar que comissão técnica independente identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório hoje divulgado.

A opção que envolve o Campo de Tiro de Alcochete é identificada como a que apresenta mais vantagens, entre as duas soluções viáveis para um 'hub' (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental, segundo o relatório publicado na página da comissão técnica independente (CTI).

De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.

Leia Também: PCP considera que "já se perdeu tempo de mais" a escolher novo aeroporto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório