Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

Operação Influencer é "um verdadeiro golpe de Estado"

O constitucionalista Vital Moreira voltou a acusar o Ministério Público de "manifesto abuso de poder arbitrário".

Operação Influencer é "um verdadeiro golpe de Estado"
Notícias ao Minuto

17:50 - 02/12/23 por Notícias ao Minuto

Política Vital Moreira

O constitucionalista e antigo eurodeputado socialista Vital Moreira criticou o "processo Influencer", em que o Ministério Público (MP) "se ultrapassou a si mesmo no manifesto abuso de poder arbitrário, configurando um verdadeiro golpe de Estado".

No blogue Causa Nossa, Vital Moreira considerou que esta investigação, que levou à demissão do primeiro-ministro, António Costa, "não pode deixar de ter uma resposta das instituições em defesa da democracia".

Deverá, aliás, ser "um dos temas prioritários que deve figurar nos necessários 'acordos de regime' entre os dois 'partidos de governo' nacionais para reforçar o regime democrático" justamente "o de extirpar este cancro institucional que há muito corrói os princípios da separação de poderes e da responsabilidade política, inerentes ao Estado de direito democrático".

"Os políticos não devem ter privilégios, mas não podem ser especialmente lesados nos seus direitos constitucionais pelo populismo judiciário antipolíticos prevalecente no MP", escreveu Vital Moreira.

Leia Também: PS? Eleitores "não parecem disponíveis para renovar confiança política"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório