Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O que divide os socialistas é "uma questão emocional"

Joana Amaral Dias usa a psicologia como explicação da política. Em entrevista ao i, a antiga dirigente do Bloco de Esquerda (BE) frisou que o que divide os apoiantes e o próprio Partido Socialista (PS) é uma “questão emocional” que leva “tendencialmente a apoiar Costa”.

O que divide os socialistas é "uma questão emocional"
Notícias ao Minuto

09:47 - 05/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Joana Amaral Dias

A crise do Partido Socialista é “uma questão emocional”. Esta é a leitura que Joana Amaral Dias faz ao que de momento acontece no seio do partido.

Em entrevista ao i, a antiga dirigente do Bloco de Esquerda (BE) confessa que António Costa “parece um líder com mais autoridade e mais pulso do que António José Seguro”, o que classifica esta perceção das pessoas como uma “questão emocional básica”. “É um bom exemplo de que a racionalidade política são amendoins”, ironiza.

Joana Amaral Dias destaca que as propostas de António Costa não diferem das de Seguro, mas “aquilo que está a dividir as pessoas de esquerda dentro e fora do PS, tendencionalmente a apoiar Costa, é uma questão estritamente emocional. Uma questão de personalidade, cognitiva e de emoção”.

“A grande divisão são questões de personalidade e de circunstância. António José Seguro é um líder de perfil mais baixo e que chegou ao poder no PS numa fase de arrumar a casa”, explica. “É o típico líder cujo partido perdeu umas eleições e que tem de apanhar os cacos”, continua, frisando que o atual líder socialista “não tem uma grande exposição mediática e não consegue portanto galvanizar fora das fronteiras do parido”.

Por seu turno, diz ao i, “António Costa tem um perfil contrário”, “Esteve sempre no poder, é presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e além disso tem uma maior exposição mediática, acolhe as preferências da comunicação social”.

“É uma questão de personalidade”, concluiu.

[Notícia atualizada às 10h02]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório