Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Costa? "Investigações têm de ser levadas até ao fim com celeridade"

Alexandra Leitão declarou que, apesar de os políticos não estarem acima da lei, "quando há consequências desta magnitude", "deve-se ser célere na resolução do processo em nome do regime democrático".

Costa? "Investigações têm de ser levadas até ao fim com celeridade"
Notícias ao Minuto

09:13 - 20/11/23 por Daniela Carrilho

Política Alexandra Leitão

A socialista Alexandra Leitão afirmou, no domingo, que considera que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, "pode" pedir celeridade na realização de um inquérito ao Supremo Tribunal de Justiça.

"Em qualquer situação em que se verifique que há uma interferência do judiciário no poder político, pode ter que haver... Não é por uma pessoa estar num cargo político, que deixa de poder ser objeto de um inquérito", afirmou Alexandra Leitão no seu espaço de comentário no programa 'Princípio da Incerteza', na CNN Portugal.

Contudo, defende que isso não é "desejável", mas "quando tiver de ser, os indícios devem ser fortes e muito bem fundamentados e deve-se ser célere na resolução do processo em nome do regime democrático", uma vez que isto poderá ter "uma influência direta no rumo da política e dos resultados eleitorais em função de algo que é uma intervenção da justiça".

"Todos temos de ser investigados, os políticos não estão acima da lei, mas quando há consequências desta magnitude, claro que a celeridade é exigível", considerou, acrescentando que "em democracia não há poderes que não possam ser escrutinados, criticados e discutidos".

"Dito isto, ninguém está acima da lei, as investigações têm de ser levadas até ao fim, com celeridade, sim, por favor", concluiu Alexandra Leitão.

Leia Também: STJ deve "esclarecer" situação de Costa "depressa" e antes das eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório