Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 38º

Aumento do IUC? "Governo está a baixar num lado para pôr no outro"

As palavras são do presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, em comentário sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2024.

Aumento do IUC? "Governo está a baixar num lado para pôr no outro"
Notícias ao Minuto

14:01 - 23/10/23 por Inês Frade Freire

Política Montenegro

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, afirmou, esta segunda-feira, que espera que "o Governo possa corrigir alguns dos tiros falhados que estão presentes na proposta do Orçamento do Estado" para 2024.

Em declarações aos jornalistas após a visita à Universidade de Trás-os-Montes (UTAD), no âmbito do programa 'Sentir Portugal', Montenegro recordou ainda os seus comentários feitos anteriormente sobre o Orçamento, afirmando que serviam de alerta para “uma campanha de promoção de propaganda que estava muito bem encenada para vender uma coisa que, aparentemente, era quase o milagre da governação rosa”. "Creio que o objetivo foi alcançado", acrescenta ainda.

Na ótica do líder do PSD, "está hoje mais do que provado, 15 dias depois [da apresentação do Orçamento do Estado para 2024], que, de facto, a máscara está a cair". "Aquilo que nos foi vendido como um Orçamento do Estado que ia baixar os impostos e dar rendimento às pessoas, é exatamente o contrário. É um Orçamento que dá com uma mão e tira com as duas", adiantou ainda.

"É um Orçamento que dá uma pequena descida em sede de IRS e depois aumenta vários impostos: a receita no IVA, a receita no imposto sobre os produtos petrolíferos, vários impostos sociais, o Imposto Único de Circulação [IUC] de uma forma que é socialmente injusta e inapropriada", argumentou Montenegro.

Para o presidente do PSD, "pensar que os proprietários dos veículos anteriores a 2007 que vão agora, de um ano para o outro, ter aumentos exponenciais no IUC, podem resolver os problemas nas emissões, revela que o Governo está a baixar num lado para pôr no outro".

Recorde-se que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 prevê um aumento do IUC para veículos anteriores a 2007, alegando o Executivo que este aumento pretende incentivar os condutores a trocarem os seus veículos por modelos com menos taxas de poluição.

Leia Também: Montenegro acusa Governo de "castigar quem já está castigado" com IUC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório