Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento recomenda prosseguir esforços para remover amianto nas escolas

O Parlamento aprovou hoje um projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo que prossiga os esforços para a remoção do amianto nas escolas, mas os socialistas rejeitaram todas as restantes iniciativas sobre o tema.

Parlamento recomenda prosseguir esforços para remover amianto nas escolas
Notícias ao Minuto

14:22 - 13/10/23 por Lusa

Política Escolas

Estavam em votação iniciativas de todos os grupos parlamentares, a maioria projetos de resolução e um projeto de lei do Chega, mas só a recomendação do PS é que conseguiu a aprovação, com o apoio da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda e abstenção dos restantes.

Os restantes diplomas mereceram apenas a oposição do PS, mas, com maioria absoluta, foi o suficiente para que acabassem por ser chumbados.

Enquanto os socialistas recomendam ao Governo que "prossiga os esforços para a remoção do amianto presente nos estabelecimentos de ensino", dando continuidade ao programa em curso, os outros partidos iam mais longe e pediam maior exigência no processo.

Apontando atrasos e falhas no programa, por exemplo, por contemplar apenas a remoção das coberturas constituídas por placas de fibrocimento, a oposição defendia que fossem identificados todos os materiais que contêm amianto, que as intervenções já realizadas fossem reavaliadas, além de mais rigor e transparência na monitorização.

Leia Também: Amianto nas escolas continua preocupar partidos, que pedem maior esforço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório