Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

E o prémio de melhor primeiro-ministro português vai para...

Os portugueses elegem António Guterres como o melhor chefe de Governo da história da democracia portuguesa, mostra o barómetro i/Pitgórica divulgado na edição desta quarta-feira do jornal i. Cavaco Silva e Mário Soares obtêm o segundo e terceiro lugares do ranking.

E o prémio de melhor primeiro-ministro português vai para...
Notícias ao Minuto

06:43 - 28/11/12 por Notícias ao Minuto

Política Barómetro

António Guterres, actual presidente da ACNUR, o organismo da ONU para os refugiados, é considerado pela maioria dos portugueses como o melhor primeiro-ministro que a história da democracia portuguesa conheceu. Desta feita, 26,8% da população atribui a Guterres o primeiro lugar no pódio quando questionados sobre quem foi o melhor primeiro-ministro do País, revela o barómetro i/Pitgórica. Segue-se-lhe o actual Presidente da República Cavaco Silva, reunindo 23,7% das preferências e, por fim, a medalha de bronze foi entregue a Mário Soares, que granjeou 22,7% dos ‘votos’ da amostra.

Apenas 8,4% da população concorda em atribuir o troféu de melhor chefe de Governo ao actual primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que ocupa o quarto lugar. Ainda assim, o líder do Executivo não é quem observa os piores resultados. José Sócrates (6,2%) e Pedro Santana Lopes (4%) são os que colhem menos simpatizantes, e até o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso (8,1%) se posiciona atrás de Passos Coelho.

Por outro lado, António Costa, pelo PS, Rui Rio, do lado do PSD, Paulo Portas, do CDS, Jerónimo de Sousa, pelo PCP e Francisco Louçã, do lado do Bloco de Esquerda, são considerados os melhores líderes de sempre dos respectivos partidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório