Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

"Documento sem ambição". IL vai votar contra Orçamento do Estado

Para a IL, trata-se de um "documento sem ambição e sem visão estratégica que não abre qualquer horizonte de esperança aos portugueses".

"Documento sem ambição". IL vai votar contra Orçamento do Estado
Notícias ao Minuto

15:32 - 10/10/23 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, anunciou, esta terça-feira, que o partido vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2024, apresentada pelo Governo, por se tratar de um "documento sem ambição e sem visão estratégica".

"A Iniciativa Liberal irá votar contra a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo Governo. Mais uma vez é um documento sem ambição e sem visão estratégica que não abre qualquer horizonte de esperança aos portugueses, nem contribui para resolver os seus problemas essenciais", começou por referir na rede social X (antigo Twitter).

Para o liberal, o documento, que será apresentado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, "não representa crescimento económico para o país e não apresenta soluções para o colapso dos serviços públicos"

O partido irá então "apresentar no processo orçamental propostas concretas que traduzem uma visão liberal e transformadora em matéria de impostos sobre os rendimentos do trabalho, fiscalidade das empresas, acesso à saúde e oferta de habitação".

Sublinhe-se que a proposta do OE2024 foi entregue, esta terça-feira, no Parlamento, depois de o Governo ter apresentado as linhas gerais do documento aos partidos e de ter assinado com os parceiros sociais um reforço do acordo de melhoria dos rendimentos.

De acordo com o calendário já aprovado pela conferência de líderes parlamentares, a proposta do Orçamento do Estado para 2024 é discutida na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro.

As discussões na especialidade - onde são debatidos e votados quer os artigos da proposta do OE2024, quer todas as propostas de alteração e aditamento entretanto entregues pelos partidos - vão decorrer de 23 a 29 de novembro, culminando com a votação final global do documento.

Leia Também: Reforçada isenção fiscal do IRS jovem e alargados limites de rendimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório