Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Movimento monárquico em Portugal está muito saudável e recomenda-se"

A vice-presidente do Partido Popular Monárquico (PPM), Aline Gallasch-Hall de Beuvink, esteve à conversa com o Notícias ao Minuto, a propósito do casamento da filha dos duques de Bragança e da monarquia em Portugal.

"Movimento monárquico em Portugal está muito saudável e recomenda-se"
Notícias ao Minuto

08:32 - 07/10/23 por Inês Frade Freire

Política Monarquia

O dia do casamento de Maria Francisca de Bragança, filha dos duques de Bragança, Duarte Pio e Isabel de Herédia, lembra os portugueses sobre a monarquia em Portugal que, por sinal, "está muito saudável e recomenda-se".

As palavras são da vice-presidente do Partido Popular Monárquico (PPM), Aline Gallasch-Hall de Beuvink, que, em conversa com o Notícias ao Minuto, revelou que já acompanha o movimento monárquico "desde os anos 90", tendo vindo a assistir a "picos de procura e pedidos de adesão" tanto ao PPM, como à Causa Real [associação que representa o ideal monárquico em Portugal], mas "nunca tantos jovens a procurar como agora".

"É verdade que vivemos numa República mas, quer queiramos quer não, a família de Bragança e a sua história funde-se com a história do nosso país, portanto representa aquilo que Portugal foi, de certa forma, durante tantos séculos. Acho que o movimento monárquico está muito saudável e recomenda-se", afirmou.

Questionada sobre se o casamento de Maria Francisca de Bragança com Duarte de Sousa Martins veio lembrar os portugueses sobre a monarquia em Portugal, que, para muitos estava 'adormecida', a vice-presidente do partido afirmou que "sim", dando ainda conta de que "sempre que há algum acontecimento no mundo relacionado com as casas reais europeias, a questão monárquica em Portugal vem um pouco ao de cima e as pessoas lembram-se que afinal também temos uma família real, apesar de termos uma República".

"As pessoas no geral não acompanham, não pensam nisso, mas quando há um evento da Casa Real, em que se convida algum membro da família, que se desloca de Norte a Sul do país, é muito interessante ver a reação das pessoas na rua", exemplificou Aline Hall de Beuvink, que diz já ter assistido a várias demonstrações "de carinho, de simpatia e de identificação".

"É como se fôssemos todos uma grande família. Às vezes não transparece para fora mas nós percebemos a autenticidade dessa ligação entre o povo e a família real - que historicamente representa Portugal", elaborou ainda.

PPM e a monarquia

Embora o PPM e a família real não estejam ligados uma vez que um monarca é apartidário, como assinalou a 'vice', é "claro que o partido está satisfeito em ver mais um evento real".

De momento, o partido integra o Governo regional dos Açores, onde está a governar juntamente com o PSD e CDS. No continente, tem, de Norte a Sul do país, em várias câmaras municipais, deputados municipais, que estão ativamente no poder autárquico.

Aline Hall de Beuvink notou, no entanto, que "nem todos os monárquicos são militantes do partido". "Há mais militantes dos partidos do PSD e do CDS que sejam monárquicos quase do que no nosso partido. O ideal monárquico, quando é visto da sua perspetiva democrática e constitucional, consegue-se compreender que fica acima das ideias partidárias", aludiu.

Recorde-se que Maria Francisca e Duarte de Sousa Araújo Martins ficaram noivos em Timor, no início de dezembro do ano passado. Duarte, sublinhe-se, é neto materno do arquiteto e pintor de arte sacra João de Sousa Araújo. Advogado de profissão, dedica-se igualmente a causas sociais, à semelhança da futura esposa.

Leia Também: "Pode haver quem não concorde, mas há um interesse por casamentos reais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório