Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Albuquerque não cumpriu promessa: "É mais um prego na credibilidade"

Quanto ao acordo com o PAN na Madeira, Alexandra Leitão diz que não se percebe "o que é que cose" em termos de programa estes dois partidos. 

Albuquerque não cumpriu promessa: "É mais um prego na credibilidade"
Notícias ao Minuto

08:44 - 02/10/23 por Notícias ao Minuto

Política Alexandra Leitão

Alexandra Leitão afirmou-se "surpreendida" com a solução governativa na Madeira, uma vez que Miguel Albuquerque, líder do PSD regional, não cumpriu a promessa de não governar sem maioria absoluta.

"É mais um prego na credibilidade dos políticos. O que Albuquerque disse na campanha foi muito claro. As pessoas ouviram o que ouviram", sublinhou no seu espaço de comentário na CNN Portugal.

Quanto ao acordo com o PAN, disse que não se percebe "o que é que cose" em termos de programa estes dois partidos. 

Assumindo que o PS "perdeu essas eleições e não é alternativa na Madeira", a socialista asseverou ainda que "a derrota do PS não é algo que possamos extrapolar para o nacional". Por outro lado, a "pulverização" é algo que se poderá replicar no continente, com necessidade de "entendimentos".

Contudo, referiu, "a direita perdeu a oportunidade para testar o balão de ensaio para aquilo que poderá acontecer ao nível nacional. A saber: um entendimento de qualquer tipo entre PSD, CDS e a Iniciativa Liberal, que era o que era expectável".

De recordar que, na sequência do resultado eleitoral, a única deputada eleita pelo PAN, Mónica Freitas, e o presidente do PSD/Madeira negociaram um acordo de incidência parlamentar para a legislatura.

O PAN, que obteve 3.046 votos (2,31%), garantiu assim a viabilização do terceiro executivo chefiado por Miguel Albuquerque.

A composição do Governo Regional da Madeira para o período 2023-2027 foi anunciada na quinta-feira, quatro dias depois do ato eleitoral, e determina a extinção de duas secretarias regionais, a do Mar e Pescas e a do Ambiente, Recursos e Alterações Climáticas, que passam agora para a tutela das secretarias da Economia e da Agricultura, respetivamente.

Leia Também: Após polémica na Defesa, saída de Cravinho do Governo "é inevitável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório