Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 14º

Dois novos vice-presidentes da bancada do PS eleitos por ampla maioria

Os deputados socialistas elegeram hoje, por ampla maioria, dois novos dirigentes da bancada, Rui Lage e Ricardo Pinheiro, enquanto Luís Soares foi eleito presidente do Conselho de Administração do Grupo Parlamentar do PS.

Dois novos vice-presidentes da bancada do PS eleitos por ampla maioria
Notícias ao Minuto

16:18 - 29/09/23 por Lusa

Política PS

De acordo com fonte oficial da bancada do PS, votaram 105 dos 120 deputados do Grupo Parlamentar do PS, e Rui Lage, Ricardo Pinheiro e Luís Soares tiveram uma aprovação "entre 81 e 88%".

Rui Lage e Ricardo Pinheiro tiveram 85 votos favoráveis para vice-presidentes e Luís Soares 87 para as funções de presidente do Conselho de Administração do Grupo Parlamentar do PS.

Escritor, investigador e deputado eleito pelo Porto, Rui Lage substituirá como vice-presidente Francisco Rocha, que saiu do parlamento para desempenhar funções na Águas de Vila Real.

Já Ricardo Pinheiro, ex-secretário de Estado, antigo presidente da Câmara de Campo Maior, deputado eleito por Portalegre e até agora presidente do Conselho de Administração do Grupo Parlamentar do PS, vai substituir como "vice" Hugo Pires, que atualmente desempenha as funções de secretário de Estado do Ambiente.

Em consequência desta mudança com Ricardo Pinheiro, a presidência do Conselho de Administração do Grupo Parlamentar do PS vai passar a ser desempenhada pelo deputado Luís Soares, eleito por Braga, atual coordenador do PS na Comissão de Saúde.

Com a sua eleição para presidente do Conselho de Administração do PS, passa a ter assento na direção da bancada socialista.

Liderada por Eurico Brilhante Dias, são também vice-presidentes do Grupo Parlamentar do PS Berta Nunes, Susana Amador, Porfírio Silva, Carlos Pereira, Francisco César, Jamila Madeira, João Torres (secretário-geral adjunto deste partido), Maria Antónia Almeida Santos, Pedro Delgado Alves e Rosário Gamboa.

São ainda vice-presidentes da bancada do PS, por inerência, Miguel Costa Matos (JS) e Patrícia Faro (Mulheres Socialistas).

Também hoje, os deputados socialistas elegeram Lúcia Araújo Silva, com 91 votos, para vice-coordenadora na Comissão de Educação e Ciência, e Nelson Brito para coordenador da bancada na comissão de ambiente e energia, que obteve 93 votos.

[Notícia atualizada às 18h53]

Leia Também: Adalberto Campos Fernandes diz que problemas no SNS convocam Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório