Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

BE diz que défice está longe das metas apesar da austeridade

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua assinalou hoje que a consolidação orçamental "está longe" das metas fixadas pelo Governo apesar das medidas de austeridade impostas aos portugueses, no valor de 5800 milhões de euros.

BE diz que défice está longe das metas apesar da austeridade
Notícias ao Minuto

13:37 - 27/06/14 por Lusa

Política Mortágua

"O que sabemos é que no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o ano passado, o défice está cerca 1200 milhões de euros mais baixo, ainda longe da meta para o final do ano", disse a deputada, em declarações aos jornalistas, no parlamento.

Mariana Mortágua sublinhou que apesar de "a austeridade imposta", em cortes salariais e em impostos ter atingido os 5800 milhões de euros, "o défice ajusta 1.200", o que significa "4500 milhões do ajustamento atirados para o lixo".

"São atirados ao lixo porque quando se retira salários às pessoas, quando se aumenta os impostos, está-se a prejudicar a atividade económica", afirmou, assinalando que "o rendimento disponível das famílias não era tão baixo desde 2007".

Para o BE, a "melhor forma de consolidar as contas públicas é devolver salários às pessoas", porque "mais salário significa poder de compra" e mais sustentabilidade para as empresas que "podem vender mais, empregar mais e com isso pagar mais impostos e contribuições sociais".

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional, hoje divulgadas pelo INE, o défice das Administrações Públicas foi de 2.389,4 milhões de euros entre janeiro e março de 2014 (6% do Produto Interno Bruto - PIB), depois de ter ascendido a 10% do PIB no mesmo trimestre de 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório