Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2023
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

PSD deve tirar "consequências" se não vencer Europeias, diz Albuquerque

O líder do PSD/Madeira e do Governo Regional, Miguel Albuquerque, defendeu que o partido tem de vencer as próximas eleições europeias, considerando que deve "tirar consequências" se falhar um bom resultado.

PSD deve tirar "consequências" se não vencer Europeias, diz Albuquerque
Notícias ao Minuto

06:43 - 28/09/23 por Lusa

Política Madeira

"Temos de ganhar as próximas Europeias", declarou o líder social-democrata madeirense, numa entrevista ao programa "Grande Entrevista" da RTP3, transmitida na noite de quarta-feira.

Mas, se o PSD não ganhar esse ato eleitoral, complementou: "Eu faço parte dos órgãos nacionais, eu sou o primeiro a dizer que devemos tirar consequências".

Miguel Albuquerque, que se recandidatou para um terceiro mandato como presidente do Governo Regional da Madeira, foi o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP que venceu no domingo as legislativas regionais, mas ficou a um deputado da maioria absoluta, tendo sido anunciado na terça-feira um acordo de incidência parlamentar com o PAN, que conseguiu um mandato.

O PSD/Madeira contou com a presença do líder nacional, Luis Montenegro, no final da campanha e na noite eleitoral, tendo Albuquerque considerado que as visitas de dirigentes nacionais "não têm influência" nos resultados.

"Tem uma influência porque acho que o partido é o mesmo. Ele [Luis Montenegro] fez bem. Ele veio ao Chão da Lagoa [a festa anual do PSD/Madeira] acompanhar o partido a nível regional. Não há nenhum problema, nem sequer é uma questão muito relevante. Acho que correu bem", disse.

No entender de Miguel Albuquerque, esta é uma questão de "lana-caprina".

"Eu acho que o Luis Montenegro tem de romper essa história, tem que ser um político com risco", sustentou, mencionando que o líder nacional "é criticado por tudo" e que todas as polémicas que o envolvem são "conversa para entreter".

Albuquerque reforçou que Montenegro "fez bem em vir" à Madeira, "esteve solidário" como líder nacional do partido com o PSD regional, elogiando a "boa proposta" para a redução dos impostos que apresentou na rentrée do PSD.

Questionado sobre um possível regresso à vida politica de Pedro Passos Coelho, Albuquerque disse que o ex-líder e ex-primeiro-ministro "foi muito injustiçado", visto que "aguentou o país numa situação muito complicada", na sequência de um programa de ajustamento económico e financeiro.

No seu entender, Passos Coelho "fez um trabalho patriótico, que depois foi desvirtuado", acabando por ser transformado num "papão".

"Não sei o que é que ele quer fazer", disse, acrescentando: "Acho que as Europeias vão ser muito importantes para o novo ciclo político e deve ser aproveitado pelo PSD".

Nas eleições de domingo na Madeira, a coligação PSD/CDS-PP elegeu 23 deputados, o PS 11, o JPP cinco e o Chega quatro, enquanto a CDU (PCP/PEV), o BE, o PAN e a IL elegeram um deputado cada.

Leia Também: Eleito da IL diz que já não está disponível para conversar com Albuquerque

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório